À conversa com Deolinda Flores: o ICT e as jornadas de amanhã.

As jornadas do ICT começam amanhã. A professora Deolinda Flores, coordenadora geral do ICT fala-nos sobre o Instituto Ciências da Terra e o trabalho desenvolvido.

– Que trabalhos e estudos se desenvolvem no ICT?

O ICT é uma unidade I & D multidisciplinar que tem como objetivo o estudo do planeta Terra como um sistema integrado, combinando competências numa base multidisciplinar e com equipas multifacetadas provenientes das Universidades de Évora, Minho e Porto, assim como investigadores de outras instituições. A nossa missão é desenvolver investigação de qualidade, promover o desenvolvimento tecnológico e apoiar as políticas públicas na área das Ciências da Terra. Assim, os seis grupos de investigação que estão estabelecidos no ICT desenvolvem conhecimento fundamental e aplicado na área das Ciências da Terra para o abastecimento ambientalmente sustentável de matérias-primas, água, solos e energia, contribuindo para a previsão e adaptação às alterações climáticas e aos riscos naturais. É, ainda, uma preocupação do ICT contribuir para a consciencialização da preservação do património natural e aumentar a cultura científica da população e a consciência da importância das geociências num planeta sustentável.

 

– Quais as principais áreas de atuação?

O ICT atua nas áreas que contribuem para o conhecimento do sistema Terra nas suas várias componentes, nomeadamente na área da geologia e geofísica, na hidrogeologia, nas ciências da atmosferas e clima, na energia e, ainda, nas ciências ambientais, utilizando ferramentas várias de observação e monitorização. A investigação desenvolvida no ICT está alinhada e comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a implementação de iniciativas que assegurem o bem-estar e a prosperidade de todos, quer em Portugal quer nos países com quem o ICT tem parcerias. O ICT está, também, comprometido com as estratégias regionais das suas áreas de atuação, nomeadamente nas regiões do Alentejo e Norte. Basicamente, o ICT está empenhado na promoção e desenvolvimento de conhecimento científico para fortalecer a economia e a criação da inovação no sentido de estimular a competitividade nestas áreas geográficas e em Portugal. O ICT reconhece, ainda, que este enquadramento só é possível com uma aposta forte na formação e no desenvolvimento de competências nos jovens a nível da pós-graduação e de jovens investigadores, e na dinamização de iniciativas de responsabilidade social.

 

 

– Que projetos o ICT lidera ou está envolvido que seja importante dar a conhecer?

O ICT tem um conjunto enorme e também muito específico de projetos de investigação que cobrem todas as áreas de atuação dos seis grupos de investigação em que se organiza. São projetos nacionais e internacionais de financiamento muito competitivo. Sugiro a consulta do site do ICT (https://www.icterra.pt/#) onde estão listados todos os projetos em desenvolvimento nos seis grupos de investigação. As parcerias e redes internacionais em que o ICT participa permitem a recolha e partilha de dados de observação em várias áreas de atividade, e em vários projetos de investigação nacionais, transfronteiriços e europeus. Os projetos de investigação a nível internacional envolvem a mobilização e cooperação com investigadores de várias instituições e países, dos quais se destaca os países de língua portuguesa e do Magrebe.

O ICT dispõe de um conjunto alargado de infraestruturas equipados com técnicas laboratoriais sofisticadas e de desenvolvimento de instrumentação que permitem dar resposta ao solicitado pelos múltiplos projetos em que os investigadores do ICT estão envolvidos. Deve ser realçada a dedicação e o empenho científico de todo o ICT e o sentido coletivo de cooperação dos investigadores dos vários polos sempre com o objetivo único de engrandecer e colocar o ICT na liderança da investigação na área das Geociências em Portugal.

– A tão falada transferência de conhecimentos para a comunidade é, mais do que uma preocupação, uma prática ou ainda precisamos caminhar nesse sentido?

O ICT tem já uma atividade muito enraizada na vertente de transferência de conhecimentos para a comunidade, porém, considera-se importante melhorar e continuar a fomentar esta vertente de tecnologia avançada associada ao conhecimento científico inovador que todos produzimos, quer através do conhecimento fundamental quer do conhecimento aplicado, pensando sobretudo na modernização da sociedade. O ICT está empenhado em colaborar com as empresas dos vários sectores na construção de estratégias que possam acrescentar valor e, ainda, à internacionalização da economia, assim como na gestão sustentável e uso eficiente dos recursos, incluindo a aplicação dos modelos da Economia Circular, nomeadamente na redução e reutilização de resíduos.

– Se tivesse de definir o ICT em 3 palavras, que palavras usaria?

É difícil definir o ICT em três palavras. Destaco o seguinte: Conhecimento e inovação; multidisciplinariedade; juventude; internacionalização; mobilização, dedicação e empenho científico.