Novo estudo estudo sobre a meteorologia dos incêndios florestais na Península Ibérica

A aluna de doutoramento em Ciências da Terra e do Espaço, Carolina Purificação, em conjunto com os membros do ICT (Polo de Évora), Cátia Campos e Doutor Flavio T. Couto, e da Universidade de Leipzig, Doutora Alice Henkes, publicaram um estudo sobre a meteorologia dos incêndios florestais na Península Ibérica destacando os principais mecanismos relacionados com dois mega incêndios na região do Algarve.

No âmbito do projeto de investigação PyroC.pt (PCIF/MPG/0175/2019), o estudo explorou o uso da modelação atmosférica, a partir do Meso-NH, na análise das condições atmosféricas que contribuem para o aumento de perigo de incêndio. Os resultados mostram que o desenvolvimento de outflows convectivos tem um papel importante na avaliação do perigo de incêndio. Além disso, a simulação também destacou o efeito orográfico como outro fenómeno que desempenha um papel importante no desenvolvimento de intensos ventos e turbulência à sotavento da montanha de Monchique. Esse fenómeno é conhecido como “downslope winds” e, no caso dos mega incêndios ocorridos em Monchique em 2003 e 2018, eles foram verificados ocorrendo tanto à Sudeste (2018) quanto à Noroeste (2003) da montanha.

Este fenómeno aumenta o risco de incêndios florestais, sendo a sua identificação e previsão essencial para a tomada de decisões durante as atividades de combate.

O artigo referente a este estudo está publicado na revista Quarterly Journal of the Royal Meteorological Society, disponível no seguinte link: https://doi.org/10.1002/qj.4776

Citation: Purificação, C., Campos, C., Henkes, A. & Couto, F.T. (2024) Exploring the atmospheric conditions increasing fire danger in the Iberian Peninsula. Quarterly Journal of the Royal Meteorological Society, 1–20. Available from: https://doi.org/10.1002/qj.4776