Novo artigo do ICT publicado: Deciphering Iberian Variscan Orogen Magmatism Using the Anisotropy of Magnetic Susceptibility from Granites

Foi publicado na revista Minerals (MDPI) um artigo inovador entitulado “Deciphering Iberian Variscan Orogen Magmatism Using the Anisotropy of Magnetic Susceptibility from Granites” escrito por Helena Sant’Ovaia, Claudia Cruz, Ana Gonçalves, Pedro Nogueira e Fernando Noronha. Este estudo apresenta uma síntese abrangente de dados obtidos a partir de mais de 20 artigos e teses de doutoramento.

O estudo publicado inclui dados de anisotropia da susceptibilidade magnética (AMS) de 19 plutões graníticos variscos, com idades entre os 320 Ma e 296 Ma e com dados recolhidos em 876 locais de amostragem e mais de 7080 medições de AMS. Este trabalho lança uma nova luz sobre a evolução magmática do Varisco da Zona Centro Ibérica.

Um dos principais resultados do estudo é a variação na susceptibilidade magnética (Km) entre os granitos estudados, variando de 30 a 10,436 × 10−6 unidades SI. É de realçar a prevalência do comportamento paramagnético, principalmente devido à presença de biotite como o principal portador de ferro (Fe), e são igualmente de sublinhar as condições redutoras durante a formação da maior parte dos magmas graníticos na orogenia Varisca.

Além disso, as estruturas AMS observadas nos plutões graníticos servem como um registo do estado de tensão do magma, revelando a sua evolução cronológica  durante a referida orogenia. Este trabalho destaca ainda os distintos regimes tectónicos prevalecentes durante os diferentes períodos, desde contextos extensionais a compressivos delineados pelas estruturas AMS dos granitos estudados.

Para mais informações, o artigo completo pode ser acedido em (https://www.mdpi.com/2715612).