Assembleia Luso Espanhola de Geodesia e Geofísica

A Assembleia Luso Espanhola de Geodesia e Geofísica decorre na Universidade de Évora entre os dias 24 e 28 de junho.

A Assembleia Luso Espanhola de Geodesia e Geofísica que teve a sua primeira edição em Almeria no ano de 1998, começou por se reunir de dois em dois anos com carácter alternado entre os dois países responsáveis, Espanha e Portugal. Ao longo das suas edições consolidou-se um foro de investigação nos campos da Geodesia, Sismologia, Meteorologia, Geomagnetismo, Hidrologia, Oceanografia, Vulcanologia, Geofísica Aplicada e Ciências Criosféricas, e um local de encontro e intercâmbio científico entre investigadores espanhóis e portugueses, através da apresentação e discussão de trabalhos nestes campos. O Período do Covid marcou a maior lacuna na periodicidade estabelecida, que agora queremos retomar. Assim, passados dois anos da última edição que teve lugar em Toledo em 2022, a realização de 2024 cabe a Portugal. No próximo mês de junho, entre os dias 24 e 28, a Universidade de Évora vai acolher a 11ª Assembleia Luso Espanhola de Geodesia e Geofísica.

Para tratar a diversidade de assuntos definiram-se 9 sessões temáticas. Convidam-se todos os investigadores a participar nas diversas sessões e fóruns de discussão, em especial os investigadores espanhóis e portugueses, a fim de se dar a conhecer os resultados obtidos nos trabalhos mais recentes. Sendo conveniente abordar estudos de carácter regional de toda a península Ibéria e zonas próximas, este convite é extensivo às comunidades científicas da Europa e do Magreb, bem como a quaisquer investigadores estrangeiros que estejam interessados nos temas das nove sessões.

Haverá preços reduzidos para estudantes, prémios para as melhores apresentações de estudantes, exposição comercial de empresas do sector e será publicado o livro oficial da Assembleia com as apresentações recebidas, bem como a submissão de artigos selecionados a um número especial de uma revista internacional com arbitragem.