Provas Públicas de Doutoramento em Engenharia Mecatrónica e Energia – Edgar Abreu

Realizaram-se no passado dia 18 Outubro na Sala de Atos do Colégio do Espírito Santo as provas públicas de Doutoramento em Engenharia Mecatrónica e Energia de Edgar Abreu.
A tese de doutoramento apresentada, com o título “Direct Normal Irradiance and circumsolar radiation: modelling, measurement and impact on Concentrating Solar Power”, abordou a problemática da medição e modelação da irradiância direta normal (DNI) e da irradiância circunsolar direta normal e o impacto da variação desta componente circunsolar na captação de energia em sistemas de concentração solar. Foram usadas duas abordagens de modelação da DNI, nomeadamente o desenvolvimento de um modelo simples para estimar a DNI a partir de valores medidos de radiação global e o estudo da performance de três modelos com diferentes níveis de complexidade (SMARTS, REST2, libRadtran) usando três fontes de dados diferentes (AERONET, CAMS, MERRA2). Foi também desenvolvido um modelo simplificado para estimar de forma rápida a componente circunsolar com base na parametrização das componentes da radiação solar normalmente medidas em estações radiométricas, tendo esse modelo sido depois estendido para avaliar o impacto da radiação circunsolar em diferentes tecnologias de concentradores solares. Os dados das estações de medição da radiação solar do ICT e da rede AERONET localizadas em Évora/Verney e os dados da rede de estações internacional BSRN foram usados para o desenvolvimento e validação dos modelos.
O júri foi presidido pelo Professor João Manuel Gouveia de Figueiredo (Prof. Associado com Agregação da Universidade de Évora) e foram vogais os professores Ana Maria Guedes de Almeida e Silva (Prof. Associada com Agregação Aposentada da Universidade de Évora), Miguel Centeno da Costa Ferreira Brito (Prof. Associado com Agregação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), Gabriel López Rodriguez (Prof. Associado da Universidade de Huelva, Espanha), Luis Filipe Moreira Mendes (Prof. Auxiliar do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa) e Paulo Manuel Ferrão Canhoto (Prof. Auxiliar da Universidade de Évora, Orientador).
O Edgar Abreu obteve a classificação máxima nas provas, tendo sido Aprovado com Distinção e Louvor.