ICT na European Conference on Severe Storms 2023 repesentado pelo projeto PyroC.pt

Decorreu na semana passada em Bucareste, Roménia, a 11ª edição da “European Conference on Severe Storms”.
O escopo da conferência cobre todos os aspectos de tempestades convectivas severas, por exemplo, dinâmica de tempestades convectivas e tornados, modelação de tempestades e assimilação de dados na escala de tempestades, microfísica de tempestades, electrificação, descargas elétricas e granizo, inundações repentinas, entre outros.
O investigador do ICT, Flavio Couto, atual coordenador do projeto PyroC.pt participou na conferência apresentando um estudo sobre a modelação de uma nuvem de tempestade originada a partir de um incêndio florestal. 
Os resultados apresentados mostraram os benefícios do uso de simulações de um modelo atmosférico acoplado a um modelo de propagação de fogo para explorar os impactos de um incêndio florestal na atmosfera. A intensa atividade piro-convectiva produziu uma intensa coluna convectiva, a qual penetrou os altos níveis da troposfera e deu origem a uma nuvem PiroCumulonimbus.
A representação de trovoadas e dos fenómenos extremos que ocorrem na escala do fogo são de extrema importância para o combate dos incêndios, bem como a segurança de civis durante situações extremas.
O resumo da apresentação encontra-se disponível em https://doi.org/10.5194/ecss2023-7.