PyroC – 1ª Reunião de trabalhos |  Universidade de Évora | 24 de fevereiro de 2023

Decorreu na última sexta-feira (24 de fevereiro), no Instituto de Investigação e Formação Avançada – IIFA, a 1ª Reunião de trabalhos do projeto PyroC.pt (Advanced wildfire modelling for risk assessment and pyroconvection understanding in Portugal). O projeto PyroC.pt, financiado pela FCT, vem sendo desenvolvido na Universidade de Évora, e conta com a colaboração do Instituto Politécnico de Portalegre e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O projeto tem como objetivo obter uma melhor representação da piro-convecção em modelação numérica do tempo, sendo de extrema importância para a prevenção e o combate aos incêndios florestais. A reunião contou com a presença dos membros investigadores e de uma sessão aberta, na qual os bolseiros do projeto tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos à comunidade.
Os avanços realizados na componente de superfície foram apresentados pelo estudante Filippe Santos. A partir de técnicas de Machine Learning, o estudo produziu informações extremamente relevantes para a caracterização de parâmetros vegetais (carga de combustível e conteúdo de humidade), essenciais para se compreender a dinâmica da vegetação ao longo do ano, bem como identificar as áreas com maior potencial de risco de incêndios florestais.
Na componente de modelação atmosférica, avanços na compreensão de dois incêndios florestais foram apresentados a partir de simulações numéricas com o modelo atmosférico MesoNH. A simulação apresentada pela Carolina Purificação mostrou a importância do uso do modelo atmosférico para identificar fatores meteorológicos que contribuíram para o desenvolvimento do maior incêndio florestal ocorrido em Portugal em 2019. De seguida, Cátia Campos mostrou os avanços no estudo do fenómeno da piro-convecção com recurso a uma simulação acoplada entre o modelo MesoNH e o modelo de propagação de fogo ForeFire. A experiência numérica configurada com alta resolução temporal e espacial, permitiu estudar o desenvolvimento de uma nuvem PyroCu. Por fim, a qualidade das previsões do modelo AROME durante um período de tempo quente ocorrido no mês de julho de 2022 em Portugal continental foi apresentada pelo estudante Leandro Oliveira. O trabalho avaliou o erro da previsão da temperatura do ar a 2 m, uma variável importante no cálculo do risco meteorológico de incêndio.