Seminário: 6 fev, 14:30h – Localização de sinais sísmicos emergentes usando o envelope da função de correlação cruzada entre pares de estações: aplicação ao vulcão de lama de Nirano (Itália) e outros exemplos

SEMINÁRIO ICT – 6 de fevereiro de 2023 – 14:30 – Anfiteatro 1 CLAV

Transmissão simultânea no Zoom

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97593912907?pwd=aGV5dkEvZ1JCSFdSZVhMd2QveTYyQT09

 

Localização de sinais sísmicos emergentes usando o envelope da função de correlação cruzada entre pares de estações: aplicação ao vulcão de lama de Nirano (Itália) e outros exemplos

Verónica Antunes

Post-Doc, SED (Swiss Seismological Service), ETH Zurich

Sinais sísmicos emergentes com formas de onda complexas são normalmente observados em ambientes com circulação de fluidos (por exemplo, vulcões). Estes sinais são normalmente de difícil análise devido a: baixa relação de sinal-ruído; chegadas emergentes sem um início claro e distinto; e/ou apenas presente em 2 ou 3 estações sísmicas. Por esta razão, os métodos standard de localização de sismos, baseados em identificar e picar as diferentes fases de ondas, muitas vezes não podem ser utilizados.

Para localizar este tipo de eventos não convencionais, desenvolvemos uma ferramenta em Python, que usa o envelope da função de correlação cruzada entre diferentes pares de estações. Os resultados, projectados num mapa 2D, providenciam uma localização probabilística, ajudando a identificar as possíveis fontes sísmicas de tais eventos.

O código foi testado com fontes de localização conhecidas (sísmica activa) em diferentes pontos de uma rede sísmica montada no vulcão de lama de Nirano, na Itália. O código foi posteriormente utilizado na localização de sinais vulcânicos identificados e associados a este sistema. 

Finalmente, o código aplicado a outros ambientes, nomeadamente: sinais sísmicos associados a operações de perfuração, no campo geotermal de Larderello-Travale (Itália); localização de eventos magmáticos LP (low-period), no complexo vulcânico de Irazú-Turrialba (Costa Rica); e, por fim, a deslocamentos de terra nos Alpes Suíços.