O potencial do património geológico e mineiro na criação de novas rotas de geodiversidade entre Évora e Montemor-o-Novo

O trabalho agora desenvolvido no âmbito da tese de doutoramento do investigador Miguel Maia propõe uma avaliação do potencial da geodiversidade entre Évora e Montemor-o-Novo enquanto recurso para atividades educacionais formais e informais, com principal incidência no património geológico e mineiro da região. Neste trabalho são apresentadas duas rotas geológicas na perspetiva de que possam ser usadas por qualquer tipo de público, seja ele especializado ou não.
As rotas propostas neste trabalho têm por base o reconhecimento do potencial de alguns locais de interesse geológico e mineiro dos concelhos de Évora e Montemor-o-Novo. A escolha destes locais é suportada pelo seu valor científico, educacional e turístico, sendo as rotas voltadas para o património mineiro da região de Montemor-o-Novo, nomeadamente nas minas de ferro de Montemor-o-Novo. Estas rotas põem em evidência a influência cultural e económica que os recursos minerais e as explorações mineiras tiveram no desenvolvimento da região.
As rotas apresentadas têm a capacidade de adaptação em termos de graus de conhecimento geológico, podendo assim ser utilizadas por um público diverso em atividades lúdicas e atividades educacionais, sejam elas formais ou informais;
A abordagem ao património mineiro e geológico apresentada neste trabalho poderá ser uma boa oportunidade de cooperação entre os municípios de Évora e Montemor-o-Novo na criação de Rotas Geológicas, promovendo a literacia geológica e mostrando algo que é parte da raiz Alentejana: A exploração mineira.
Leia o artigo completo: