Fillipe Santos contemplado com bolsa de Investigação para Doutoramento

Filippe Santos, aluno de doutoramento em Ciências da Terra e do Espaço da Universidade de Évora, pertencente ao Instituo de Ciências da Terra (ICT) – Pólo de Évora e ao Grupo 1: “Ciências da Atmosfera, da Água e do Clima”, foi contemplado com uma bolsa de Investigação para Doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Atualmente, Filippe irá iniciar seu segundo ano de doutoramento e a sua tese procura melhorar a compreensão e entendimento da representação da vegetação através de observações in-situ e produtos derivados de deteção remota, como imagens de satélites e drones.
Numa segunda fase, baseado nos produtos desenvolvidos para a superfície, o objetivo será melhorar os modelos numéricos do tempo existentes e a previsão sazonal do risco de incêndios.
Essa bolsa está alinhada ao projeto PyroC.pt, que tem por objetivo a modelação de fogos florestais para avaliação de riscos e estudo da piroconvecção em Portugal.
A tese será orientada por Rui Salgado e Nuno Ribeiro do ICT, Pólo de Évora e Maria Monteiro, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).