O Projecto INTERLAYER pretende desenvolver estratégias de adaptação na complexa interligação entre a gestão de águas superficiais e subterrâneas, utilizando tecnologias de retenção de água para reduzir o escoamento de água à superfície e armazenar nos aquíferos. O objetivo é minimizar os impactos de eventos hidroclimáticos extremos na quantidade e qualidade das águas superficiais e atender ao clima local futuro, a fim de garantir a resiliência.
O INTERLAYER “The complex INTERlink of safeguarding wAter availabilitY and quality to mitigate and adapt to hydroclimatic extremes (Water4All-2022-00261)“ é coordenado pelo investigador do Pólo de Évora, Miguel Potes, e estão envolvidos vários membros do ICT-Évora, um membro do MED e um investigador externo à Universidade.
O Consórcio é liderado pela Universidade de Évora e tem parceiros em Espanha (METEOGRID, S.L.), Áustria (University of Natural Resources and Life Sciences – BOKU), Roménia (National Institute for Research and Development on Marine Geology and Geo-ecology – GeoEcoMar) e Dinamarca com três instituições (University of Copenhagen – UCPH; Capital Region of Denmark, Region Hovedstaden – RegionH; The Geological Survey of Denmark and Greenland – GEUS).
Submetido à call JTC 2022 da Water4All, o projeto foi aprovado para financiamento em 5 de outubro de 2023 e teve início a 1 de março de 2024.
O kick-off do projecto aconteceu nos passados dias 8 e 9 de Abril na sede da GEUS em Copenhaga onde estiveram presentes Miguel Potes, Maria Helena Novais e Jorge Duque, hidrogeólogo.
Já nos dias 23 e 24 de Abril teve lugar o kick-off internacional dos projectos financiados na call JTC2022 da Water4All.