ICT em Bruxelas com o projeto FIREPOCTEP+ visita NATO e Parlamento Europeu com

O ICT,  beneficiário do projeto FIREPOCTEP+, cofinanciado pela União Europeia no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VI-A Espanha-Portugal 2021-2027 (POCTEP), esteve presente na primeira ação em consórcio através de uma missão de trabalho em Bruxelas (Bélgica), durante os dias 22, 23 e 24 de janeiro.

A missão teve como objetivo definir os próximos passos do FIREPOCTEP+. Os coordenadores de cada atividade apresentaram as principais acções a desenvolver, os objectivos, os resultados e o planeamento anual para 2024.

Durante a tarde do mesmo dia, os beneficiários participaram na jornada de networking, em conjunto com o projeto ERASMUS+ SETOFF, sobre o intercâmbio de boas práticas na gestão de riscos florestais.

Na terça-feira de manhã, o consórcio visitou o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da União Europeia (ERCC) onde especialistas em gestão de emergências informaram sobre o protocolo de resposta a incêndios florestais e as ações realizadas neste domínio durante 2023.

No último dia da missão realizou-se uma visita à sede da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e uma reunião com Irina Novakova, Directora do Centro Euro-Atlântico de Coordenação da Resposta a Catástrofes, Katrien Vanhamme, que apresentou o protocolo de ação da organização e os principais mecanismos de ação em caso de emergência e Khan Jahier Staff Officer da Divisão de Resiliência da NATO.

A missão terminou com uma visita ao Parlamento Europeu.

O projeto FIREPOCTEP+ (Paisagem resiliente face a grandes incêndios florestais: resposta a emergências, melhoria da interoperabilidade e reforço das capacidades operacionais e sociais face às alterações climáticas), é um exemplo de cooperação transfronteiriça, empenhada na preservação do ambiente e no crescimento socioeconómico das regiões envolvidas.