Bolsa de Investigação Científica – Recrutamento de Bolseiro no âmbito do projeto de investigação “INCOME – Inputs para uma região mais sustentável: INstrumentos para a gestão de zonas COntaminadas por MEtais”

BOLSA(S) DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA (S)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação BI no âmbito do projeto de Investigação INCOME – Inputs para uma região mais sustentável: INstrumentos para a gestão de zonas COntaminadas por MEtais, PD23-00013, do Instituto Politécnico de Beja, cofinanciado pela Fundação LaCaixa, nas seguintes condições:

Área Científica:
Química Ambiental

Requisitos de admissão:
• Inscrição em Doutoramento ou em cursos não conferentes de grau académico na área das Ciências Ambientais, Ciências Geológicas, ou Ciências da Terra e do Espaço ou em áreas afins;
• Mestrado em área das Ciências Ambientais, Ciências Geológicas, ou Ciências da Terra e do Espaço ou em áreas afins
• Privilegia-se a experiência de trabalho anterior na realização de técnicas analíticas para caracterização físico-química de solos, sedimentos, águas ou outro tipo de amostras ambientais;
• Experiência na publicação de artigos, comunicações orais ou em painel apresentadas em conferências nacionais e internacionais e atividades de disseminação;
• Bons conhecimentos de língua inglesa nas vertentes oral, leitura e escrita;
• Forte motivação para o tipo de trabalho a realizar no âmbito do projeto;

Plano de trabalhos:
O principal objetivo do projeto INCOME é criar um modelo de gestão ambiental integrando um conjunto de instrumentos de gestão sustentável de contaminação por metais potencialmente tóxicos, contribuindo com inputs para uma região mais sustentável a nível ambiental, social e económico em áreas mineiras. Os instrumentos que integram este modelo incluem a caraterização biofísica do local; análise de solos e águas com recurso à química ambiental, determinação de quantidade de material contaminado com métodos geofísicos, e análise de áreas mais extensas através de deteção remota hiperespectral, recorrendo a sensores a bordo de satélites e de algoritmos de inteligência artificial. Assim, em colaboração com os restantes membros da Equipa Técnica, o bolseiro a admitir deve executar e/ou colaborar na execução das seguintes tarefas:
i) Trabalho de campo: Amostragem de solos de mina e amostragem de água das zonas envolvente às minas abandonadas;
ii) Realização de analises de parâmetros físico-quimicos em solos e águas
iii) Realização de análises de metais em amostras de solos de mina;
iv) Realização de analises de metais em amostras de água;
v) Colaboração nas restantes tarefas do projeto no âmbito da geofísica e deteção remota hiperspectral;
vi) Divulgação científica dos resultados do projeto sob a forma de comunicações e artigos em fóruns nacionais e internacionais.
Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt), bem como pelo Regulamento de Bolsas de Investigação Científica em vigor no Instituto Politécnico de Beja, aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior Agrária, Departamento de Tecnologias e Ciências Aplicadas, Laboratório de Toxicologia Ambiental, sob a orientação científica da Professora Doutora Patrícia Alexandra Dias Brito Palma.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em fevereiro de 2024. O contrato de bolsa poderá ser renovado, até ao limite de 27 meses, de acordo com o artigo 4º e o artigo 18º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica em vigor no Instituto Politécnico de Beja (RBICIPBEJA).

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 08/01/2024 to 19/01/2024, prazo de apresentação de candidaturas não inferior a 10 dias úteis.

Submissão de candidaturas: Entrada no Serviço de Expediente e Arquivo do Instituto Politécnico de Beja até às 16 horas do dia indicado no ponto anterior.

Documentos a apresentar: Os candidatos deverão enviar requerimento com modelo constante no anexo 5 do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do IPBeja, disponível em https://www.ipbeja.pt/servicos/srh/Paginas/reg_legislacao.aspx, com referência a este anúncio, para o endereço a seguir indicado, acompanhada de curriculum vitae, documentos comprovativos das habilitações

Consulte o edital aqui.