Investigadores do ICT publicam estudo sobre modelação de trovoadas geradas a partir de incêndios florestais

Os investigadores da Universidade de Évora, Flavio Couto, Rui Salgado e Cátia Campos, juntamente com os investigadores da Universidade de Córsega, Jean Baptiste Filippi e Roberta Baggio, publicaram um estudo relativo ao incêndio de Pedrógão Grande ocorrido em Junho de 2017.

O estudo foi realizado no âmbito dos projetos de investigação PyroC.pt e CILIFO e recorreu à modelação numérica para estudar o fenómeno da piro-convecção durante este evento extremo de incêndio florestal. Os resultados apresentados mostraram os benefícios da utilização de simulações com um modelo de propagação de fogo acoplado a um modelo atmosférico para estudar os impactos de um incêndio florestal na atmosfera. A intensa convecção produzida pelo incêndio (piro-convecção)  criou uma intensa coluna convectiva, a qual atingiu altos níveis da troposfera e deu origem a uma nuvem Piro-Cumulonimbus. A representação de trovoadas e dos fenómenos extremos que ocorrem na atmosfera durante um incêndio são de extrema importância para se conhecer os efeitos do próprio fogo na alteração da estrutura da atmosfera e do regime do vento e portanto para o combate aos incêndios, bem como para a segurança de civis durante situações extremas.

O artigo referente a este estudo está publicado na revista Atmospheric Research, disponível no seguinte link: https://doi.org/10.1016/j.atmosres.2024.107223.

Couto, F. T., J.-B. Filippi, R. Baggio, C. Campos, and R. Salgado, Numerical investigation of the Pedrógão Grande pyrocumulonimbus using a fire to atmosphere coupled model, Atmos. Res., 299, 107223, 2024. https://doi.org/10.1016/j.atmosres.2024.107223.