Instituto de Ciências da Terra (ICT) Publica Pesquisa Inovadora sobre Caracterização de Minas Abandonadas

O Instituto de Ciências da Terra (ICT) tem a honra de anunciar a publicação de um novo artigo na revista “REMOTE SENSING”. O estudo, intitulado “Mapping the Mine: Combining Portable X-ray Fluorescence, Spectroradiometry, UAV, and Sentinel-2 Images to Identify Contaminated Soils—Application to the Mostardeira Mine (Portugal)”, é resultado de uma colaboração bem-sucedida entre membros do Departamento de Geociências e do Departamento de Física.

O artigo destaca a abordagem inovadora utilizada, que combina técnicas de campo, como a fluorescência de raios-X portátil, e espectrorradiometria de campo com detecção remota por meio de drones e imagens do satélite Sentinel-2. O foco da pesquisa foi a caracterização da Mina da Mostardeira, uma mina abandonada em Portugal.

A equipe multidisciplinar do ICT demonstrou como a integração dessas tecnologias proporciona uma compreensão mais abrangente das áreas contaminadas, oferecendo novas abordagens valiosas para a gestão ambiental e a recuperação de áreas degradadas.

Este trabalho representa mais um passo significativo no compromisso contínuo do ICT com a inovação científica e a aplicação prática de conhecimentos para abordar questões ambientais urgentes.

O artigo pode ser consultado em: https://www.mdpi.com/2553676