ICT na 12ª reunião dos utilizadores do modelo MesoNH

Decorreu, na passada semana, a 12ª reunião dos utilizadores do modelo MesoNH (12th Meso-NH User’s Meeting), em Toulouse, França. O MesoNH é um modelo capaz de representar os processos físicos na atmosfera em diferentes escalas espaciais e temporais. O objetivo da reunião foi trocar informações sobre os projetos científicos em curso com o modelo, rever os trabalhos realizados desde a última reunião, recolher opiniões sobre os pontos fortes e fracos do modelo e debater sobre a organização do apoio aos utilizadores do Meso-NH.
O ICT esteve presente no Encontro com os membros do projeto PyroC.pt e CILIFO, os quais mostraram os avanços realizados a partir do modelo MesoNH no âmbito dos projetos, nomeadamente no estudo da piro-convecção (acoplamento fogo-atmosfera), meteorologia dos incêndios florestais e superfície.
As apresentações podem ser consultadas na página da reunião http://mesonh.aero.obs-mip.fr/mesonh56/TwelfthUsersMeeting e estão relacionadas com os estudos de mega incêndios como o de Pedrógão Grande (Flavio T. Couto), Quiaios (Cátia Campos), Monchique (Carolina Purificação), assim como dos fogos durante o período de inverno (Rui Salgado). Foi ainda apresentado um trabalho sobre a caracterização de combustíveis (Filippe Santos), o qual deverá ser útil para uma melhor representação destes parâmetros em modelos de superfície.