Professor António Chambel do ICT, recebe o título de membro honorário da IAH – International Association of Hydrogeologists)

O professor António Chambel recebeu, no 50º Congresso da IAH (International Association of Hydrogeologists), realizado em Cape Town, na África do Sul, o honroso galardão de Honorary Member da IAH. A IAH/AIH, Associação Internacional de Hidrogeólogos concede o título de Membro Honorário a pessoas que prestaram serviços excecionais à Associação ao durante um longo período de tempo.

António Chambel é professor de hidrogeologia na Universidade de Évora desde 1985 e, de 2003 a 2005, foi chefe do departamento. Lecionou na Universidade Charles em Praga, na Universidade de Huelva, em Espanha, na Universidade Sapienza, em Roma, e no Instituto Superior de Transportes e Comunicações em Maputo, Moçambique.

O professor António Chambel foi Presidente do Capítulo Sul da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, Presidente do Capítulo Português da IAH, Vice-Presidente da IAH para as Finanças e Membros, Vice-Presidente da IAH para Coordenação de Programa e Ciência, e de 2016 a 2020, Presidente da IAH. O professor António Chambel também atuou como Vice-Presidente para a Região da Ásia em 2021 e Vice-Presidente da América Latina e do Caribe em 2022. Em 2007 presidiu o 35º Congresso da IAH em Lisboa. Sua extensa experiência internacional inclui contribuições para o trabalho da UNESCO-IHP, para o Conselho Mundial da Água, a Rede Internacional de Organizações de Bacias, e a UN-Water. Participou em muitos congressos da IAH, reuniões regionais e nacionais, e representou a IAH em muitos eventos pelo mundo. Pela sua contribuição de longo prazo para a profissão de hidrogeologia e para o trabalho da Associação, é reconhecido o título de Membro Honorário ao Professor António Chambel.

A IAH é uma organização científica e educacional sem fins lucrativos para cientistas, engenheiros, gestores de recursos hídricos e outros profissionais que trabalham nas áreas de planeamento, gestão e proteção dos recursos hídricos subterrâneos. Fundada em 1956, é hoje uma associação mundial com mais de 4.000 membros.