Investigadores do ICT Daniele Bortoli e Vanda Salgueiro na reunião do projeto PROBE COST Action – Profiling the atmospheric boundary layer at European scale

Os investigadores Daniele Bortoli e Vanda Salgueiro participaram na reunião do projeto PROBE COST Action (CA18235 – Profiling the atmospheric boundary layer at European scale; https://www.probe-cost.eu/) que decorreu de 25-27 de setembro em Budapeste, na Hungria.

Esta ação COST visa colmatar lacunas existentes na harmonização de dados e procedimentos relativos à observação da camada limite atmosférica (atmospheric boundary layer; ABL) a nível europeu com o uso de instrumentação de deteção remota capaz de fornecer perfis da ABL (tais como temperatura, humidade, vento, aerossóis e nuvens), incluindo a instrumentação do observatório de ciências da atmosfera na Universidade de Évora. A ABL é a camada da atmosfera mais próxima da superfície e na qual residimos, pelo que se torna fundamental conhecer o perfil vertical dos parâmetros termodinâmicos que impactam o tempo, a qualidade do ar e o clima. Deste modo, o projeto visa colmatar as necessidades dos utilizadores (ex., EUMETSAT, agências meteorológicas e ambientais, sector das energias) e os conhecimentos científicos e tecnológicos existentes na industria e meio académico através da cooperação e colaboração entre as diferentes entidades.

Esta reunião promoveu a discussão de ideias e trabalhos colaborativos entre os diferentes grupos de trabalho (WG) que constituem o projeto, assim como a apresentação de trabalhos já concluídos. Durante a reunião foram realizadas duas apresentações, por parte da Universidade de Évora, sobre a caracterização vertical das propriedades microfísicas, óticas e radiativas de aerossóis vulcânicos e de pólenes (“Synergy for volcano eruption detection and characterization” e “Assessing radiative properties of extreme pollen events observed by synergy remote sensors in South-Eastern Iberian Peninsula”) através da sinergia de instrumentação de deteção remota ativa e passiva e de modelos de transferência radiativa. Estes trabalhos resultaram da colaboração entre a Universidade de Évora e diferentes instituições académicas e de investigação espanholas, nomeadamente a Universidade de Granada, no âmbito do WG2- Advanced ABL profiling (sub-topic: Aerosols).

Um destes trabalhos já se encontra publicado em revista científica: “Characterization of Tajogaite volcanic plumes detected over the Iberian Peninsula from a set of satellite and ground-based remote sensing instrumentation”; https://doi.org/10.1016/j.rse.2023.113684.