Solar radiation measurement and modeling for resource assessments: Achievements and challenges

No passado dia 27 de Setembro foi lecionado no Colégio Luís António Verney o seminário “Solar radiation measurement and modeling for resource assessments: Achievements and challenges”, com Christian A. Gueymard, PhD da Solar Consulting Services, Colebrook, NH, USA, como orador.

Christian Gueymard, PhD, é uma figura proeminente no campo da energia solar e ciências atmosféricas. Com uma carreira distinta que se estende por várias décadas, Gueymard tem feito contribuições significativas para a avaliação do recurso solar, modelagem de radiação solar e o desenvolvimento de ferramentas e metodologias para a geração de energia fotovoltaica.

Neste seminário foram descritas as várias componentes do recurso solar e fenómenos atmosféricos que o afetam, tal como aerossóis e nuvens, incluindo os diferentes tipos de instrumentos utilizados para a sua observação, modelação e pós-processamento. Foi ainda evidenciada a importância da precisão das observações e simulações de radiação solar para um melhor aproveitamento deste recurso, o que por sua vez permite uma maior penetração da energia solar na matriz energética. A investigação desenvolvida pelo Dr. Gueymard tem sido fundamental no desenvolvimento de modelos precisos de radiação solar e na melhoria das técnicas de previsão de energia solar.