Trends and Outlook for Photovoltaic Generation in Japan and overview of our research topics

No passado dia 25 de Setembro foi lecionado no Colégio Luís António Verney o seminário “Trends and Outlook for Photovoltaic Generation in Japan and overview of our research topics” pelo orador Dr. Takashi Oozeki. Takashi Oozeki, PhD, é líder da equipa dedicada à investigação e desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos no Instituto de Energias Renováveis de Fukushima pertencente ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada do Japão (FREA-AIST).

Neste seminário bastante participado, os alunos presentes tiveram conhecimento da evolução da industria fotovoltaica no Japão assim como os desafios que existem atualmente, demonstrando que embora Japão e Portugal sejam países distintos muitas das vantagens e problemas da aplicação desta energia para um futuro 100% renovável são semelhantes.

O Japão fez avanços significativos no campo da geração fotovoltaica (PV), ocupando uma posição notável no cenário global particularmente após o desastre nuclear de Fukushima em 2011 que levou a um foco em fontes de energia renovável, particularmente a energia solar.

Para incentivar a adoção de energia renovável, o Japão implementou um programa robusto de Tarifa de Compra (Feed-in Tariff – FiT). Esta iniciativa não atraiu apenas investimentos, mas também impulsionou um aumento substancial na instalação de PV em todo o país, particularmente instalações solares residenciais.

Os desafios únicos do Japão incluem a variabilidade da energia, a aceitação da comunidade e disponibilidade limitada de terreno, o que tem dado origem a soluções inovadoras, como a aplicação de sistemas fotovoltaicos em campos agrícolas e instalação de painéis flutuantes em corpos de água por exemplo. Estes e outros temas desafiantes estudados pela equipa do Dr. Takashi Oozeki foram também apresentados no seminário estando enquadrados com o compromisso do Japão em reduzir as emissões de gases de efeito estufa e fazer a transição para uma matriz energética mais sustentável.

Esta apresentação, a experiência partilhada e o conhecimento da realidade que se vive no Japão no campo da energia solar é um estímulo ao desenvolvimento da investigação científica e da aplicação desta energia em Portugal.