Estudo de Cátia Almeida, investigadora do ICT vence Environments 2021 Best Paper Award

O artigo de Cátia Almeida, “Study of the Urban Heat Island (UHI) Using Remote Sensing Data/Techniques: A Systematic Review” foi escolhido como vencedor da Environments 2021 Best Paper Award. O artigo, publicado em 2021 com a orientação da professora Ana Cláudia Moreira Teodoro (FCUP/ICT) e coorientação do professor Artur Gonçalves do Instituto Politécnico de Bragança (IPB/CIMO), foi eleito para a capa da revista Environments e esteve entre os 10 mais citados de 2021.

Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre o efeito de Ilha de Calor Urbano (Urban Heat Island (UHI)) que consiste no aumento da temperatura em zonas urbanas em comparação com áreas com vegetação presentes na envolvente urbana, especialmente a partir do pôr-do-sol, devido a fatores como o albedo dos materiais de construção e alterações antrópicas locais (como impermeabilização do solo). Uma das formas de analisar o UHI é avaliar a Temperatura da Superfície Terrestre (Land Surface Temperature (LST)) proveniente de dados de Deteção Remota (satélite, drones, câmeras térmicas, sensores, etc.). O artigo foi escrito a partir da análise de 579 artigos publicados em inglês entre 2000 e 2020 na Scopus e Web of Science (WOS), utilizando a palavra-chave LST para análise do UHI. Foram ainda aplicadas análises qualitativas e quantitativas para identificar quais os satélites, as análises estatísticas e os softwares mais utilizados nos estudos de UHI, entre outras informações. A extensa investigação desenvolvida contribuiu para a compreensão dos fundamentos teóricos e avanços tecnológicos no estudo de UHI, o que possibilita aos novos investigadores avaliarem os métodos já aplicados e a identificação de eventuais lacunas que podem ser minimizadas com estudos científicos direcionados. 

Segundo Cátia Almeida, no plano académico, este artigo possibilitou a identificação das lacunas nos estudos de UHI e, consequentemente, o delineamento de uma metodologia proposta no seu doutoramento, como por exemplo, a inclusão de dados obtidos por drone, aplicados ao estudo deste efeito em Bragança, Portugal.

O efeito de Ilha de Calor Urbano tem impacto, inclusive na saúde e bioma local. Foram, inclusivamente, mencionados estudos que relacionam incrementos de mortalidade, problemas cardíacos e de depressão com o desconforto térmico associado ao UHI. Outros estudos, apontam para alterações no bioma local e impactos no desenvolvimento das vegetações e animais como consequência das alterações no microclima. Ao estudar e identificar o efeito UHI, é possível analisar e propor alternativas de mitigação, visando melhorias ambientais e na saúde da população.  

Cátia Rodrigues de Almeida é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária no Brasil e mestra em Deteção Remota pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Atualmente é estudante de doutoramento em Engenharia Geográfica pela FCUP e integra dois centros de investigação: o Instituto de Ciências da Terra (ICT, FCUP) e o Centro de Investigação de Montanha (CIMO, IPB). Trabalha com UHI desde o mestrado, com a orientação dos professores Ana Cláudia Teodoro (FCUP e ICT) e Artur Gonçalves (IPB e CIMO). Este artigo de revisão foi publicado em conjunto, sendo que, posteriormente, ao analisar o UHI em Bragança, identificaram a necessidade de complementar os estudos com dados com melhor resolução espacial e é neste sentido que prossegue o seu trabalho de doutoramento. 

Ana Cláudia Teodoro é professora associada com agregação, e investigadora na área da deteção remota e processamento de imagem no ICT, tendo sido eleita, pelo MDPI, uma das melhores Top Reviewers de 2017. Atualmente, coordena o projeto europeu S34I e já publicou vários artigos sobre UHI. 

Artur Gonçalves: é membro do Centro de Investigação da Montanha (CIMO) do IPB e desenvolve investigação em planeamento urbano e engenharia ambiental. Participou na implementação da rede micro-meteorológica em funcionamento há mais de dez anos em Bragança e produziu publicações sobre o efeito da UHI nesta cidade.  

A Environments é uma revista científica internacional de ciências ambientais, de acesso livre e com revisão por pares. É publicada mensalmente pela Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI) e indexada na Scopus, ESCI (Web of Science), PubAg, AGRIS, GeoRef e outras bases de dados.

O artigo completo pode ser lido aqui.