Universidade de Évora/Instituto Ciências da Terra vão sediar o XII Congresso Nacional de Geologia

O Departamento de Geociências da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora foi escolhido como anfitrião do prestigiado Congresso Nacional de Geologia. A seleção ocorreu durante a Assembleia Geral da Sociedade Geológica de Portugal, no dia 18 de julho de 2023, que decorreu durante o XI Congresso Nacional de Geologia em Coimbra. A proposta do Departamento de Geociências conquistou uma vitória por maioria absoluta, superando as outras duas candidaturas, provenientes das Universidades do Minho e de Aveiro.

Esta organização coordenada pelo Departamento de Geociências, tem como coorganizadores o Instituto de Ciências da Terra, o Laboratório Hercules, O Laboratório Nacional de Energia e Geologia e o Centro de Ciência Viva de Estremoz.

O XII Congresso Nacional de Geologia é um evento de referência na área das Ciências Geológicas em Portugal, reunindo geólogos, especialistas, estudantes e profissionais da indústria para compartilhar conhecimentos, avanços científicos e tecnológicos, bem como discutir os desafios e as perspetivas futuras no campo da Geologia.

A proposta apresentada pela Universidade de Évora apresenta uma abordagem inovadora, diversidade temática e está sediada em instalações com uma infraestrutura de excelência disponível para receber o evento. A histórica cidade de Évora, património mundial da UNESCO, e capital europeia da cultura em 2027, proporcionará um ambiente único e enriquecedor para os participantes do congresso.

O Prof. Pedro Nogueira, que apresentou a candidatura do Departamento de Geociências, expressou sua satisfação com a vitória da Universidade de Évora na disputa para sediar o congresso: “Estamos imensamente honrados e entusiasmados por termos sido selecionados como a instituição anfitriã do XII Congresso Nacional de Geologia. A escolha da nossa proposta é o reconhecimento do trabalho da nossa equipa e da nossa dedicação ao desenvolvimento das Ciências Geológicas em Portugal. Será uma oportunidade única para compartilhar conhecimentos, fortalecer colaborações e demonstrar o potencial do nosso Departamento e da Universidade de Évora.”

O Congresso Nacional de Geologia será uma ocasião crucial para abordar temas de relevância geológica, tais como o estudo da evolução da litosfera, a exploração sustentável dos recursos minerais e energéticos, a gestão dos riscos geológicos e as implicações das alterações climáticas na sociedade. Espera-se que o evento reúna um leque diversificado de apresentações científicas, workshops, mesas-redondas e visitas técnicas.

A comissão organizadora do XII Congresso Nacional de Geologia está empenhada em oferecer uma experiência enriquecedora e memorável a todos os participantes. As datas precisas do evento e informações adicionais serão anunciadas oportunamente.

Sobre o Departamento de Geociências da Universidade de Évora:

O Departamento de Geociências da Universidade de Évora é um centro de excelência no ensino e pesquisa geológica, abrangendo várias áreas de estudo, como geologia, geofísica, hidrogeologia e geologia ambiental. A universidade possui um corpo docente altamente qualificado e oferece programas de graduação e pós-graduação de renome em Geociências.