A Earth Systems Summer School 2023 foi um sucesso

Decorreu, entre 2 e 8 de Julho, a Earth Systems Summer School 2023 em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores. Esta Escola de Verão, cujo objetivo principal é promover a interdisciplinaridade entre as várias esferas do Sistema Terra, foi organizada pelas Universidades dos Açores, Aveiro, Coimbra, Évora e Lisboa e contou com o apoio do Governo dos Açores, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Participaram no curso 34 estudantes de várias nacionalidades inscritos em Programas de Doutoramento e de Mestrado em todas as áreas das Ciências da Terra, incluindo Meteorologia e Clima, Oceanografia Física, Geofísica e Geologia. Entre estes encontravam-se 4 estudantes do Programa Doutoral em Ciências da Terra e do Espaço da Universidade de Évora.

O programa incluiu um dia de saída de campo  na Ilha Terceira com observações costeiras, geológicas, vulcânicas, geofísicas e de emissões gasosas naturais, e meio dia de mar para observações oceânicas, além de seminários por cientistas nacionais e internacionais e sessões práticas de análise de dados, nas áreas de observação e modelação do Sistema Terra. Os 4 cientistas da Universidade de Évora que participaram no evento exploraram com os estudantes temas como Meteorologia, Qualidade do ar, Geofísica e Sismologia e efetuaram uma observação aerológica, lançando para a atmosfera um balão meteorológico com uma radiossonda para medir grandezas meteorológicas ao longo da atmosfera na vertical (pressão atmosférica, temperatura e humidade relativa do ar, direção e intensidade do vento).

Os estudantes tiveram oportunidade de escolher um tema do seu interesse, desenvolver um pequeno trabalho de investigação com base nos conteúdos apresentados durante a semana e estes trabalhos foram apresentados publicamente na sessão final do evento.

Este tipo de curso reveste-se, no contexto atual, de especial importância, uma vez que oferece aos estudantes uma perspetiva integrada do Sistema Terra e das interacções entre a Terra Sólida, os Oceanos e a Atmosfera, e de como estas diferentes esferas do Planeta Terra têm impacto em grande parte dos problemas societais atuais. Esta Escola de Verão já tem tradição, com diversas edições realizadas em diferentes locais de Portugal e continuará nos próximos anos a abordar temas da atualidade relacionados com o Sistema Terra.