Investigadores do ICT publicam estudo sobre melhoria da representação da vegetação através de deteção remota

O estudante de doutoramento Filippe Santos, juntamente com os investigadores da Universidade de Évora, Flavio Couto, Nuno Ribeiro e Rui Salgado, e a investigadora do Instituto Politécnico de Portalegre, Susana Dias, publicaram um estudo relativo a melhor representação da vegetação sobre o Sul de Portugal.

O estudo recorreu à recolha de dados in-situ, deteção remota e aprendizagem de máquina (machine learning) para criar um modelo capaz de representar os parâmetros da vegetação, como por exemplo, a carga de biomassa e o conteúdo de humidade na vegetação, com o uso da deteção remota através de satélites da missão COPERNICUS Sentinel-2.

É importante destacar que este trabalho resultou na criação da primeira base de dados de conteúdo de humidade da vegetação para a região do Alentejo, que pode ser acessado aqui. Os produtos gerados conseguem avaliar a variabilidade espaço-temporal dos parâmetros da vegetação e servirão para melhorar a representação nos modelos acoplados atmosféricos, de superfície e de propagação de fogo, resultando em simulações mais fiáveis.

Este estudo tem como objetivo obter novas informações que facilitem a gestão e tomadas de decisão antes da época de incêndios em Portugal.

O artigo referente a este estudo está publicado na revista Remote Sensing Applications: Society and Environment, disponível no seguinte link.