Jornadas de Encerramento CILIFO e FIREPOCTEP

Realizaram-se, no passado dia 30 de maio no palácio do Vimioso em Évora, as jornadas de encerramento do CILIFO e do FIREPOCTEP.

Estas jornadas contaram com a presença do Vice-Reitor da Universidade de Évora, Prof. Paulo Quaresma e com a presença dos parceiros de Sevilha responsáveis pelos projetos: Juan Antonio Ruso e Francisco Senra Rivero.

Estiveram ainda presentes o Comandante das Forças Especiais de Proteção da ANEPC, Fábio Silva com elementos da equipa, parceiros da Câmara de Monchique, da Areal e da AGIF.

Estes dois projetos foram de extrema importância para a Universidade, para a região e para o país. No âmbito da formação a Universidade de Évora contribuiu para o reforço da cooperação e para melhorar os procedimentos e a formação entre os dispositivos de prevenção e extinção de incêndios florestais na região Alentejo-Algarve-Andaluzia.
Foram realizadas ações de formação junto dos bombeiros e da proteção civil do Alentejo e Algarve em estreita ligação com o Comando Distrital de Proteção Civil da ANEPC e com as Comissões Municipais de Proteção Civil do Alentejo e do Algarve. Promoveram-se e apoiaram-se cursos, seminários e outros eventos, respondendo a uma necessidade de formação sentida pelas entidades e também virada para os nossos estudantes. Apoiaram-se teses de mestrado e de doutoramento.
Na sensibilização a Universidade de Évora levou a cabo ações de informação e sensibilização junto das autoridades políticas, administrativas, entidades de investigação, da comunidade e da população em geral, em particular da comunidade escolar. 
Destacam-se a realização de 18 ações de sensibilização para a prevenção e combate aos incêndios florestais junto das escolas e com crianças dos tempos livres; 20 ações junto das zonas e da população e de turismo rural, Seminários, debates e outras iniciativas de sensibilização junto da comunidade incluindo um seminário junto das associações e instituições que trabalham com pessoas com deficiência e um workshop sobre o trabalho de sensibilização na área da educação para a prevenção e combate aos incêndios florestais.
As ações foram realizadas em estreita ligação com o Comando Distrital de Proteção Civil da ANEPC e com as Comissões Municipais de Proteção Civil do Alentejo e do Algarve e contaram
com o apoio das Câmaras Municipais de Évora, Arraiolos, Montemor-o-Novo, Redondo, Portel, Estremoz, Alandroal, Portalegre, Nisa, Reguengos de Monsaraz, Gavião, Mourão, Beja e Ourique.
Na Investigação a Universidade de Évora participou em 13 projetos, tendo sido responsável por 11 deles, concluído 16 entregáveis e participado na redação de outros 2.
A participação no CILIFO foi de enorme importância para a Universidade de Évora, tendo tornado possível estruturar um grupo de investigação multidisciplinar na área da prevenção e combate aos incêndios florestais, tendo dado origem de facto a um pequeno Centro de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais. 
Para além dos entregáveis, o trabalho de investigação realizado deu já origem a 27 artigos publicados em revistas científicas indexadas, havendo outros em fase de revisão e outros em preparação, podendo afirmar-se que no final terá contribuído para a publicação de mais de 30 artigos científicos. Deu ainda origem a mais de 50 comunicações (orais e por poster) em encontros científicos, nacionais e internacionais.
O CILIFO permitiu à Universidade de Évora recrutar investigadores de qualidade e potenciou a criação de colaborações internas e externas que estiveram na origem da submissão de projetos a outros concursos, algumas das quais bem sucedidas. 
O Projeto CILIFO permitiu ainda a aquisição de equipamento de observação e de cálculo científico que irão continuar a suportar a investigação, para além do horizonte do projeto. estando o sistema de cálculo destinado, prioritariamente a estudos dirigidos à prevenção e combate aos incêndios florestais.
A Universidade de Évora tem agora melhores condições, alguns meios de observação e de cálculo e uma equipa de investigadores e doutorandos para continuar a investigar, inovar, formar e sensibilizar para melhorar a prevenção e o combate aos incêndios florestais.
Foram ainda criadas sinergias com outros projetos (FIREPOCTEP, PYROC) e beneficiários (Universidade de Huelva, Universidade de Cádiz, Universidade de Córdoba Junta de Andaluzia, AMAL, Fundação ONCE, FINOVA) que resultaram em ações comuns e perspectivas de novos projetos e ações.