Investigadores do ICT publicam estudo sobre modelação do fenómeno da piro-convecção

A estudante de doutoramento Cátia Campos, juntamente com os investigadores da Universidade de Évora, Flavio Couto e Rui Salgado, e os investigadores da Universidade de Córsega, Jean Baptiste e Roberta Baggio, publicaram um estudo relativo ao mega-incêndio de Quiaios, ocorrido em 15 de outubro de 2017.

O estudo recorreu à modelação numérica para estudar o fenómeno da piro-convecção e avaliar as condições meteorológicas de larga escala que podem influenciar o desenvolvimento de mega-incêndios. O trabalho mostrou a importância do uso de simulações acopladas entre um modelo atmosférico (MesoNH) e um modelo de propagação de fogo (ForeFire) para representar a evolução da pluma de fumo para a identificação da formação de nuvens devido à convecção criada pelo próprio incêndio. O estudo destacou também o importante papel que a passagem de um furacão junto à costa portuguesa teve na intensificação dos incêndios que estavam ativos naquele dia. A modelação do comportamento extremo dos incêndios florestais é muito importante para a proteção de civis e dos próprios bombeiros durante o combate. 

O artigo referente a este estudo está publicado na revista Atmospheric Research, disponível no seguinte link: https://doi.org/10.1016/j.atmosres.2023.106776