18 de maio, 14:30h – Seminário: Ecossistemas Aquáticos como sentinelas de Mudanças Climáticas e Pressões Humanas/ Como avaliar a Qualidade do Ar, sem dados de Estações de Referência

Quinta-feira, 18 de maio de 2023, 14:30, Anfiteatro 1 do CLAV

 

Ecossistemas Aquáticos como sentinelas de Mudanças Climáticas e Pressões Humanas

Luciana Gomes Barbosa

Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba onde Coordena o Laboratório de Limnologia. Fundadora e coordenadora da Rede Internacional de Limnologia de Terras Secas (INLD). As suas principais áreas científicas de trabalho centram-se na compreensão dos efeitos da seca e múltiplos stressores sobre a biodiversidade e resiliência em ecossistemas aquáticos. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno), coordenadora do grupo de trabalho em Ambiente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e representante da mesma no Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

 

Como avaliar a Qualidade do Ar, sem dados de Estações de Referência

Hebe Carreras

Professora titular (Full Professor) da Universidade de Córdoba, Argentina e investigadora principal do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONICET). As suas principais áreas científicas de trabalho centram-se em: caracterização química de poluentes atmosféricos, efeitos na saúde humana, exposição e avaliação de risco. É coordenadora do “Grupo de partículas atmosféricas” IMBIV-CONICET-UNC, Cordoba, Argentina. A nível internacional colabora com diversas universidades, nomeadamente: Universidade de Huelva, Espanha; Münster University, Alemanha; Birmingham University, Reino Unido; Masaryk University, República Checa; Universidade do Porto, Portugal; Universidade do México.

 

ORGANIZAÇÃO:
Consórcio AMbIente e GestãO – AMIGO , Programa ERASMUS+ Programa Doutoral em Ciências da Terra e do Espaço, UC Seminário I (Física da Atmosfera e do Clima)