ICT em visita geológica a Marrocos: estratigrafia, magmatismo e recursos minerais na cordilheira Anti-Atlas

Durante o mês de maio, os estudantes do Programa Doutoral em Geociências (PDG) da FCUP tiveram a oportunidade de conhecer a geologia do Anti-Atlas, uma cordilheira montanhosa do sudoeste de Marrocos, com cerca de 500 a 600 km de comprimento, que confina a sul com deserto do Saara.

De 6 de a 12 de maio, 6 estudantes do PDG da FCUP e os membros do ICT Deolinda Flores, diretora de curso do PDG, Alexandre Lima, Maria dos Anjos Ribeiro, Helena Sant’Ovaia e Pedro Nogueira participaram numa visita geológica ao Anti-Atlas guiados pelos docentes da Universidade de Errachidia de Marrocos, Brahim Karaoui e Zakarya Yajioui.

Esta visita geológica, enquadrada na unidade curricular Geologia de Campo e Amostragem do PDG, permitiu aos estudantes conhecer particularidades da geologia do Anti-Atlas, nomeadamente observar sequências turbidíticas e vulcânicas, e magmatismo de idade Ediacariana no “inlier” de Saghro, e ainda visitar a mina de Imiter, uma das maiores minas de prata do mundo e vislumbrar o deserto de Saara.

Foi uma oportunidade para discutir e compreender melhor também o enquadramento da geologia ibérica, no seu registo mais recuado, do final do Proterozóico.