Jornada de encerramento CILIFO e FIREPOCTEP, Sevilha

Chegam ao fim dois importantes projetos que puseram a Universidade de Évora e o ICT no mapa da investigação e do combate aos incêndios florestais.

A jornada de encerramento do CILIFO e do FIREPOCTEP realizou-se no passado dia 4 de maio em Sevilha e fez um balanço dos quatro anos de CILIFO e dois de FIREPOCTEP e lançou as sementes para o futuro do Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais no Alentejo, Algarve e Andaluzia.

Do ICT, participaram o professor Rui Salgado e a técnica Ana Lourido e ainda a técnica Cristina Barradas Louro da Universidade de Évora.

A Universidade de Évora, através do ICT, do MED e do CIMA foi um centro de investigação do CILIFO e do FIREPOCTEP contribuindo para a estruturação de um grupo de investigação multidisciplinar na área da prevenção e combate aos incêndios florestais, tendo dado origem de facto a um pequeno Centro de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais. Segundo o professor Rui Salgado, para além dos entregáveis, o trabalho de investigação realizado deu origem a 27 artigos publicados em revistas científicas indexadas, havendo outros em fase de revisão e outros em preparação, podendo afirmar-se que no final terá contribuído para a publicação de mais de 30 artigos científicos. Deu ainda origem a mais de 50 comunicações (orais e por poster) em encontros científicos, nacionais e internacionais.

A formação na área dos incêndios florestais foi outra vertente dos projetos na qual foram realizadas ações de formação junto dos bombeiros e da proteção civil do Alentejo e Algarve em estreita ligação com o Comando Distrital de Proteção Civil da ANEPC e com as Comissões Municipais de Proteção Civil do Alentejo e do Algarve e foram promovidos cursos, seminários e outros eventos.

No âmbito do CILIFO foram ainda realizadas ações de informação e sensibilização junto das autoridades políticas, administrativas, entidades de investigação, da comunidade e da população em geral, em particular da comunidade escolar, destacando-se a realização de 17 ações de sensibilização para a prevenção e combate aos incêndios florestais junto das escolas, 20 ações junto da população e do turismo rural, seminários, debates e outras iniciativas de sensibilização junto da comunidade incluindo um seminário junto das associações e instituições que trabalham com pessoas com deficiência.

As ações foram realizadas em estreita ligação com o Comando Distrital de Proteção Civil da ANEPC e com as Comissões Municipais de Proteção Civil do Alentejo e do Algarve e contaram com o apoio das Câmaras Municipais de Évora, Arraiolos, Montemor-o-Novo, Redondo, Portel, Estremoz, Alandroal, Portalegre, Nisa, Reguengos de Monsaraz, Gavião, Mourão, Beja e Ourique.

Os projetos serviram assim para reforçar a cooperação, melhorar os procedimentos e a formação entre os dispositivos de prevenção e extinção de incêndios florestais na região Alentejo-Algarve-Andaluzia e criar pontes e sinergias com várias entidades locais e parceiras.