Jornadas do Instituto de Ciências da Terra (ICT’23)

Evento de dois dias junta mais de uma centena de participantes dos três pólos do ICT, em Braga

Decorreram, no passado dia 2 e 3 de fevereiro, as 8as Jornadas do ICT, no auditório da ECUM, no campus de Gualtar, em Braga.

A iniciativa contou com 130 participantes dos três pólos do ICT – Braga, Porto e Évora. No ano em que se celebram os 10 anos do ICT, estas Jornadas visaram a partilha dos resultados dos trabalhos e atividades de investigação desenvolvidos, estimular a discussão científica e o desenvolvimento de novas ideias e projetos cruciais para fazer face aos enormes desafios ambientais que as nossas sociedades enfrentam. Depois de dois anos de interregno devido à pandemia de Covid-19, a iniciativa voltou a ser presencial, permitindo uma mais abrangente troca de conhecimentos. “Já tínhamos saudades de contactar com pessoas, estávamos todos com muita vontade de estarmos juntos para falarmos sobre outros assuntos, sem ser através dos monitores”, refere Margarida Antunes, da Comissão Científica.

A sessão de abertura teve a presença do vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, Eugénio Ferreira, do presidente da Escola de Ciências, José González-Méijome, do coordenador-geral do ICT, José Brilha, e dos representantes dos pólos do ICT, Margarida Antunes, pólo de Braga, Helena Silva, pólo do Porto, e Rui Salgado, pólo de Évora. 

O programa integrou a apresentação de trabalhos e atividades de investigação, através de comunicações orais e em painel, uma sessão de pósteres e reuniões setoriais dos estudantes e dos investigadores não docentes. No total foram apresentadas 26 comunicações orais e 46 pósteres, maioritariamente de alunos de mestrado e doutoramento. Este ano os trabalhos foram apresentados em inglês, uma forma dos estudantes se prepararem para a participação em congressos internacionais. 

Decorreram ainda reuniões dos Grupos de Investigação para discussão da atividade em curso e perspetivas para o próximo processo de avaliação da FCT e a reunião do plenário do Conselho Científico do ICT.