Estudo da piro-convecção e das condições atmosféricas durante mega-incêndios em Portugal – tese de mestrado de Cátia Campos

Decorreram ontem, dia 20 de dezembro, as Provas Públicas de Mestrado em Ciências da Terra e da Atmosfera – Meteorologia e Geofísica de Cátia Campos.

A dissertação de Cátia Campos intitulada “Estudo da piro-convecção e das condições atmosféricas durante mega-incêndios em Portugal” foi orientada pelos investigadores Flávio Couto e Rui Salgado da Universidade de Évora e insere-se no âmbito da investigação em meteorologia dos incêndios florestais.
O trabalho apresentado foi apoiado pelos projetos PyroC.pt e CILIFO e teve como objetivo analisar o impacto de um incêndio na atmosfera, bem como identificar as condições meteorológicas de larga escala que afetaram Portugal no momento do incêndio.

Foram realizadas duas simulações numéricas a partir do modelo atmosférico MesoNH: uma simulação acoplada ao modelo de propagação de fogo ForeFire e uma simulação de larga escala não acoplada. O estudo utilizando a simulação acoplada permitiu identificar os impactos do incêndio na atmosfera, nomeadamente a formação de uma nuvem piro-convectiva no interior da pluma a partir do transporte vertical de vapor de água para níveis superiores. No contexto de larga escala, a simulação não acoplada representou bem o desenvolvimento e trajetória do furacão Ophelia, mostrando a influência de ventos de Sudoeste na rápida propagação dos incêndios ativos em Portugal.
O júri teve como presidente a Profª Doutora Maria João Tavares da Costa, como vogal arguente o Prof. Doutor Ediclê de Souza Fernandes Duarte e como vogal orientador o Prof. Doutor Flávio Tiago do Couto, todos da Universidade de Évora. A dissertação foi aprovada com 19 valores.