Novo artigo publicado no âmbito da tese de doutoramento de Miguel Maia, do ICT

Decorreram, no passado dia 9 de dezembro, as provas públicas de doutoramento em Ciências da Terra e do Espaço de Miguel Cardoso Maia sob o tema: Metallogenic evolution of gold and iron deposits from the Ossa-Morena Zone (SW Iberia) – Constraining ore deposition conditions and vectoring future mineral exploration.

No âmbito do projeto da tese de doutoramento de Miguel Maia foi publicado o quarto artigo Combining δ18O isotope data and in-situ LA-ICP-MS trace element analysis of magnetite as a proxy for ore genesis: Constraints on the formation of Fe deposits from Ossa-Morena Zone (SW Iberian Peninsula). O artigo apresenta uma caracterização da metalogenia de depósitos de ferro da Zona de Ossa-Morena aliando a caracterização textural dos minérios, caracterização das rochas encaixante da mineralização, a análise de elementos traço em magnetites e as suas assinaturas em isótopos de oxigénio. Este trabalho tem como objetivo avaliar o potencial destas técnicas na caracterização dos processos envolvidos na formação destes depósitos assim como avaliar o potencial destes depósitos apresentarem mineralizações acessórias com potencial para a sua prospeção.

O trabalho de Miguel Maia, orientado pelo professor Pedro Nogueira, da Universidade de Évora e co-orientado pelos professores José Mirão da Universidade de Évora e Fernando Noronha, da Universidade do Porto, foi aprovado com distinção e louvor.