Novos dados sobre evaporação de lago na Antártica apresentados em estudo com a colaboração do ICT

O investigador do ICT Miguel Potes participou recentemente no estudo sobre a medição e estimativa da evaporação sobre um lago glacial localizado no oásis de Schirmacher, no leste da Antártica, no verão austral. O estudo originou o artigo científico “Evaporation over a glacial lake in Antarctica” na revista “The Cryosphere”, liderado pela investigadora Elena Shevnina do Instituto Meteorológico Finlandês (FMI). Elena, e os seus co-autores, calcularam a evaporação através do método de eddy covariance e estimaram com base em cinco métodos indirectos (o método de bulk-aerodynamic e quatro equações). O método de eddy covariance é considerado o mais preciso e os cinco métodos indirectos subestimaram a evaporação entre 32 e 72 %. Por isso, a equipa sugere uma nova combinação de equações com uso de observações meteorológicas de estação próxima do local. Com esta combinação a evaporação é melhor estimada do que com os métodos indirectos apresentando uma sobrestimação de apenas 9 %.
Este estudo demonstra a necessidade do uso de boas estimativas de evaporação numa zona onde foram detectados mais de 65 000 lagos glaciais no verão austral de 2017 e que, os modelos de previsão do tempo, na representação da superfície, não apresentam o tipo de superfície como lago, mas sim como gelo e neve.

Esta investigação apresenta dados novos e coloca novos desafios à Previsão Numérica do Tempo, demonstrando a importância da inclusão dos lagos, e dos modelos de lagos, nas parametrizações e simulações.

O estudo contou também com uma campanha de intercomparação realizada em Portugal, na albufeira de Alqueva, onde o instrumento utilizado na Antártica esteve instalado em paralelo com um instrumento idêntico pertencente ao ICT e que permitiu avaliar o seu erro instrumental. A correlação entre os dois instrumentos foi de 0.98 e o desvio padrão da incerteza instrumental foi de 4.3 × 10 -3 mm que corresponde em termos relativos a 7.0 %.

Saiba como se pode calcular e estimar a evaporação de um lago glacial na Antártica. https://tc.copernicus.org/articles/16/3101/2022/

Leia o artigo completo em https://doi.org/10.5194/tc-16-3101-2022.