Avanços científicos na previsão numérica do tempo em Portugal publicados

No seguimento da realização do Workshop “A previsão numérica do tempo em Portugal: modelação da interação superfície-atmosfera”, que decorreu entre 11 e 12 de novembro de 2021, na Universidade de Évora (sala de conferências do Colégio do Espírito Santo), a comissão organizadora publicou recentemente os principais avanços científicos apresentados na conferência na forma de “Conference paper” no Jornal “Atmosphere”, o qual está disponível em https://doi.org/10.3390/atmos13091356.

O workshop teve como objetivo a divulgação da investigação em previsão numérica em Portugal. O evento foi dedicado à modelação dos processos que descrevem a interação superfície-atmosfera, onde a natureza da superfície engloba: terra, oceano, reservatórios de água interiores, zonas urbanas, gelo e neve. Na atualidade, a modelação adequada dos processos que envolvem a superfície, nomeadamente, as trocas de momento, matéria e energia, contribui significativamente para a boa prestação dos modelos de previsão numérica e para a qualidade da previsão das condições do estado do tempo.

Citation
Monteiro, M.J.; Couto, F.T.; Bernardino, M.; Cardoso, R.M.; Carvalho, D.; Martins, J.P.A.; Santos, J.A.; Argain, J.L.; Salgado, R. A Review on the Current Status of Numerical Weather Prediction in Portugal 2021: Surface–Atmosphere Interactions. Atmosphere 2022, 13, 1356. https://doi.org/10.3390/atmos13091356