Projeto exploratório H2GeoStore para armazenamento geológico de hidrogénio aprovado pela FCT

O Projeto exploratório do ICT, H2GeoStore para armazenamento geológico de hidrogénio e interações em meios porosos da geologia de subsuperfície foi recentemente aprovado pela FCT.

Pedro Pereira, investigador do ICT, responsável pelo projeto refere que o principal objetivo do projeto H2GeoStore é estudar os impactos na eficiência e segurança associados aos processos cíclicos de injeção e produção de hidrogénio para o seu armazenamento geológico temporário em meios porosos da subsuperfície, particularmente em aquíferos salinos.

Ao contrário das soluções de armazenamento existentes, como por exemplo as cavernas salinas – que apresentam limitações ao nível de capacidades de armazenamento e distribuição geográfica global – as formações geológicas do meio poroso, nomeadamente os aquíferos salinos, existem amplamente em todo o mundo. O estudo da viabilidade destas opções geológicas para o armazenamento de hidrogénio pode contribuir para uma descarbonização e transição energética mais célere à escala mundial. 

A plena compreensão dos vários processos dinâmicos de reservatórios, envolvendo heterogeneidades a nível geológico, e principalmente as interações do hidrogénio com as rochas selantes são ainda bastante escassas na literatura desta área de investigação, refere ainda Pedro Pereira. Dentro deste âmbito, o projeto pretende contribuir com respostas para este tipo de desafios e aprofundar o conhecimento sobre o armazenamento geológico de hidrogénio de longa duração através de estudos interdisciplinares de geomodelação que envolvem processos hidrodinâmicos, geoquímicos e geomecânicos.

O projeto H2GeoStore contribuirá para o desenvolvimento do conhecimento a nível científico, técnico e metodológico dos processos e incertezas a nível de eficiência e segurança no armazenamento de hidrogénio em aquíferos salinos. Os resultados deste projeto permitirão avançar e clarificar a viabilidade do armazenamento de hidrogénio neste tipo de rochas sedimentares porosas, com uma compreensão mais alargada dos comportamentos dinâmicos e interações do hidrogénio, bem como na capacidade de retenção a longo prazo de diferentes tipos de rochas selantes.
Sendo reconhecida a importância do hidrogénio, quer a nível nacional quer a nível internacional, como um vetor potenciador para um futuro energético limpo, seguro e acessível, torna-se imperativo para as sociedades futuras o estudo de opções geológicas que forneçam a segurança e capacidades de armazenamento para satisfazer as necessidades das diferentes economias e sectores, nomeadamente na energia, indústria, mobilidade e fornecimento de aquecimento.

As descobertas resultantes do projeto H2GeoStore poderão fornecer um conjunto de perspetivas e diretrizes cruciais para projetos futuros neste âmbito, quer a nível nacional quer a nível internacional, face aos objetivos climáticos e energéticos estabelecidos para as próximas décadas.

Da equipa do projeto fazem parte o professor Júlio Carneiro, Co-investigador responsável e os professores e investigadores Jorge Pedro, Paulo Canhoto e Halidi Abdoulghafour, todos do ICT.