A realidade virtual na piro-convecção: uma iniciativa dos projetos PyroC.pt e CILIFO do ICT

A atividade intitulada “Uso de realidade virtual para a compreensão da piro-convecção em Portugal” que esteve presente na Feira de S. João em Évora, foi suportada pelos recentes resultados obtidos no âmbito dos projetos PyroC.pt e do “Centro Ibérico para la Investigacion y Lucha contra los Incendios Forestales” (CILIFO), ambos em desenvolvimento no Instituto de Ciências da Terra (ICT – Polo Évora).
Os responsáveis pela atividade, os investigadores Flavio Couto e Rui Salgado, usaram da realidade virtual para mostrar o desenvolvimento de uma trovoada que se forma a partir de um incêndio florestal. A atividade também contou com o apoio do estudante de doutoramento Filippe Santos.
A utilização desse recurso proporcionou ao público uma experiência de se posicionarem no interior de uma simulação realizada a partir do acoplamento de um modelo de propagação de fogo e um modelo atmosférico. Ao mesmo tempo, foi apresentado um vídeo da simulação num dos ecrãs disponíveis de maneira a mostrar as principais características dessas trovoadas.

Veja o vídeo.