ICT instala rede de estações sismológicas de Banda Larga e instrumento de medição de partículas nos Açores

Entre os dias 11 e 18 de Junho do corrente ano teve lugar a terceira missão científica às ilhas Açorianas do triângulo S. Jorge, Pico e Faial, com o objetivo de proceder à instalação de uma rede de estações sismológicas de Banda Larga e uma estação de medida da qualidade do ar, ambas previstas no Projeto MasJorge, financiado pela FCT através de uma linha de apoios especiais. A instalação destes equipamentos foi planeada para monitorizar os processos associados à crise Sismo-vulcânica que teve inicio em 19 de Março de 2022 na Ilha de S. Jorge – Açores.

A missão, inserida no âmbito do projeto MasJorge, consistiu na instalação de quatro antenas sísmicas (arrays sísmicos), três deles na ilha de S. Jorge e um na Ilha do Pico, sendo estes globalmente constituídos por 30 estações autónomas. Esta disposição em modo array permite detetar e localizar com grande precisão eventos sísmicos de reduzida magnitude através do cancelamento do ruído ambiente (efeito do mar, vento, ou outras fontes de ruído antrópico ou natural).

Relativamente à componente atmosférica foi instalado um espectrómetro que permite obter a determinação de quantidades totais colunares de gases vestigiais da atmosfera em particular do dióxido de enxofre, ozono e dióxido de azoto, através de tecnologia de deteção remota. Além deste, instalou-se um equipamento que mede o espectro de dimensões dos aerossóis atmosféricos e a sua concentração, assim como uma estação meteorológica.

Pretende-se com este projeto, através da observação das manifestações mecânicas e libertação de gazes ou partículas à superfície, caracterizar com grande detalhe a evolução dos processos físicos resultantes da intrusão magmática, ocorrida na base da litosfera, que esteve na origem desta crise sismo-vulcânica de S. Jorge.

Missão a S. Jorge (Açores) de 11 a 18 de Junho: Projeto MasJorge – Monitorização Sísmica, Geodésica e Atmosférico da atividade sismo-vulcânica recente na Ilha de S. Jorge – Açores

EquipasSismologia – José Borges, Rui Oliveira, Bento Caldeira, Ines Hamak, Mourad Bezzeghoud, Paulo Alves (IPMA); Física da Atmosfera – Maria João Costa, Miguel Potes, Daniele Bortoli