Evora Molten Salt Platform inaugurada

A Evora Molten Salt Platform, o campus experimental na área de geração termoeléctrica solar, ontem inaugurado, parte de uma infraestrutura de investigação em Energia Solar de Concentração. A plataforma de sais fundidos da Universidade de Évora dedica-se a atividades de investigação para a utilização de sais fundidos na conversão térmica da radiação solar a alta temperatura.
O campo solar é constituído por 36 coletores cilindro-parabólicos de grande dimensão, com um comprimento total de 684 metros e uma potência nominal de 3,4 MW térmicos.
A infraestrutura é desenvolvida e operada em parceria com o Instituto de Investigação Solar do Centro Aeroespacial Alemão (DLR na sigla em alemão)
Esta tecnologia permite, de forma eficiente e a custo competitivo, armazenar calor, que vai depois ser convertido em eletricidade, durante períodos de tempo muito mais largos do que com a tecnologia fotovoltaica, aumentando a sua viabilidade económica com a redução do custo final da electricidade e permitindo o seu armazenamento e despachabilidade em períodos nocturnos, podendo até cobrir as 24 h diárias.