Investigadores do Instituto de Ciências da Terra (ICT) desenvolvem novo método para a avaliação do recurso solar

Investigadores do Instituto de Ciências da Terra (ICT) desenvolveram um novo método para a avaliação do recurso solar combinando previsão numérica do tempo e redes neuronais artificiais. O trabalho é da autoria dos investigadores Sara Pereira, Edgar Abreu, Maksim Iakunin, Afonso Cavaco, Rui Salgado e Paulo Canhoto e acaba de ser publicado na revista “Solar Energy” sob o título: “Method for solar resource assessment using numerical weather prediction and artificial neural network models based on typical meteorological data: Application to the south of Portugal”.

O método foi aplicado a simulações de um ano meteorológico típico determinado com base em séries longas (16 anos) de observações realizadas em Évora e ao Sul de Portugal. Estas simulações são realizadas por modelos numéricos do tempo gerando variáveis meteorológicas, incluindo aerossóis, que posteriormente são introduzidas em modelos artificiais neuronais desenvolvidos com base em dados de radiação solar medidos no observatório do ICT na Universidade de Évora para a correção das simulações de radiação solar global no plano horizontal e radiação solar direta normal. Este trabalho surge no seguimento das atividades de investigação do projeto DNI-ALENTEJO (ALT20-03-0145- FEDER-000011), tendo as medições de radiação solar da rede de estações desse projeto sido usadas para validação do método na região Sul de Portugal. A aplicação do método desenvolvido permitiu melhorar significativamente a previsão da radiação solar, possibilitando a geração de mapas do recurso solar na região Sul de Portugal fiáveis e com uma resolução espacial de 1.25 km. Estes mapas são de grande utilidade no planeamento e desenvolvimento de projetos de sistemas de energia solar.

Mapas da disponibilidade anual típica de radiação solar global no plano horizontal (a) e radiação solar direta normal (b) no Sul de Portugal.

O artigo pode ser lido em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0038092X22001633