Mourad Bezzeghoud em entrevista à Antena 2 sobre Alerta Precoce de Sismos

Numa entrevista à Antena 2, Mourad Bezzeghoud, Professor do Departamento de Física e Investigador no Instituto Ciências da Terra fala sobre o Alerta Precoce de Sismos (Earthquake Early Warning System).

O Sistema de Alerta Precoce de Sismos em Portugal é um Projeto da Universidade de Évora que vai instalar estações de banda larga que detetam sismos precocemente permitindo acionar mecanismos de segurança automáticos em instalações críticas, como gasodutos, comboios de alta velocidade, pontes, túneis, minimizando as perdas associadas ao sismo.

A deteção de sismos, a sua localização e magnitude  e o registo e a disponibilização dos dados automaticamente vai permitir prevenir a proteção civil atempadamente.

“A ideia destes sistemas é ativar uma série de automatismos para avisar as forças de segurança e emergência” adianta o investigador a este respeito.

As estações localizam-se a Sul de Portugal, Algarve e Costa Litoral, perto das falhas sísmicas. nas zonas da fronteira das placas tectónicas euroasiática e núbia (africana).

Oiça a entrevista completa aqui.