Novo relatório sobre o estado de conhecimento sobre armazenamento geológico de CO2 na Europa com colaboração do ICT

O ICT foi responsável pelo contributo nacional no mais recente relatório da associação CO2GeoNet sobre o armazenamento de CO2 na Europa. Ceri Vincent, presidente da CO2GEONET, refere que este relatório reflete mais de uma década de progresso na implementação do armazenamento geológico de CO2 como uma opção chave na mitigação das alterações climáticas.

O relatório resume o estado do armazenamento geológico de CO2 na Europa e oferece ao leitor as últimas informações país por país, destacando pontos chave, barreiras remanescentes e experiência prática crescente em armazenar o CO2 com segurança para reduzir as emissões. Os caminhos para as metas do Acordo de Paris exigem redução significativa das emissões e até mesmo emissões negativas. O papel da captura e armazenamento de CO2 (CCS) no cumprimento das metas nacionais de emissão está em discussão em muitos países europeus. O relatório aborda: políticas nacionais e estratégias de proteção climática; legislação e regulamentos nacionais; opções nacionais de armazenamento, potencial e capacidade; projetos de demonstração em larga escala, locais de teste e piloto para a captura e armazenamento do CO2; atividades de investigação; instituições nacionais nesta área e a percepção pública.

A Europa tem uma ampla capacidade de armazenamento de CO2 e está, neste momento, a caminhar para a sua implementação comercial.