Armazenamento geológico de CO2 – PilotStrategy lança website

O novo site do projecto www.pilotstrategy.eu em que a Universidade de Évora participa no estudo de locais para instalações-piloto de armazenamento geológico de CO2 está online.

Em causa está o armazenamento geológico de CO2 como tecnologia de mitigação das alterações climáticas, a caraterização geológica e a apresentação de estudos de engenharia preliminares que permitam o suporte técnico e científico necessário para uma decisão final sobre o financiamento de instalações-piloto de armazenamento de CO2 em formações geológicas da Bacia Lusitaniana (Portugal), Bacia de Paris (França) e da Bacia do Ebro (Espanha).

Financiado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia o  PilotSTRATEGY – CO2 Geological Pilots in Strategic Territories envolve dezasseis parceiros de sete países e conta com uma equipa nacional composta por investigadores do Instituto Ciências da Terra (ICT) e do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, da GALP e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A coordenação da equipa nacional está a cargo de Júlio Carneiro, investigador do Instituto de Ciências da Terra e professor no Departamento de Geociências da UÉ.