Armazenamento de Hidrogénio em formações geológicas – ICT em novo projeto

O ICT participa num novo projeto do Horizonte 2020 sobre armazenamento de Hidrogénio em formações geológicas. 

O projeto HYSTORIES é um projeto de dois anos financiado pela União Europeia para apoiar o desenvolvimento técnico e científico do armazenamento de hidrogénio em formações geológicas. O projeto envolve investigadores e peritos de 16 países e tem por principal objetivo avaliar a viabilidade técnica e económica da implementação do armazenamento de hidrogénio em rochas porosas.

O hidrogénio verde combinado com o armazenamento subterrâneo em grande escala permite equilibrar a intermitência da produção de energia através de fontes renováveis e fazer face às flutuações sazonais de procura. Embora o armazenamento de hidrogénio em cavidades em sal-gema seja efetuado na Europa desde 1972, a estratégia europeia de hidrogénio implica o incremento das necessidades de armazenamento, prevendo-se que a capacidade existente em cavidades de sal-gema, ou a sua localização, não seja adequada às necessidades futuras. Importa procurar alternativas de armazenamento de larga escala noutros tipos de formação geológicas.

O HYSTORIES aborda as principais questões de viabilidade técnica para armazenamento subterrâneo de hidrogénio em aquíferos e campos de hidrocarbonetos esgotados e fornecerá perspetivas de mercado, sociais e ambientais sobre a implantação dessa tecnologia na Europa. O resultado final do projeto será a avaliação da viabilidade técnico-econômica da implantação da tecnologia em locais preferenciais do espaço europeu, possibilitando decisões informadas sobre o lançamento de projetos piloto de demonstração e sobre a implantação industrial.

O HYSTORIES incluirá a definição de critérios de identificação e seleção de locais para o armazenamento de H2 e efetuará a modelação do reservatório e da interação geoquímica entre o hidrogénio e os minerais do reservatório para alguns casos representativos. O projeto inclui ainda  um extenso programa de amostragem e experiências laboratoriais para determinação da atividade microbiológica numa ampla gama de condições geológicas.  Os estudos de viabilidade técnico-econômica incluem a modelação do armazenamento de hidrogénio no sistema europeu de energia e o desenvolvimento de  estudos de impacto ambiental e social.

O ICT participa no HYSTORIES através da rede europeia CO2GEONET, a rede europeia de excelência sobre armazenamento geológico de CO2, e terá por missão identificar as formações geológicas porosas com potencial para armazenamento de hidrogénio em território nacional.

Para mais informações contactar o Professor Júlio Carneiro mail: jcarneiro@uevora.pt.