Protocolo de Entendimento junta 50 Entidades e cria o maior consórcio sobre Alterações Climáticas em Portugal

Decorreu, no passado dia 27 de Julho, no auditório da reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, uma conferência subordinada ao tema “Alterações Climáticas: que desafios para o sector Agroflorestal nos próximos anos?”. A Conferência reuniu alguns dos principais especialistas nacionais em Alterações Climáticas.

A Universidade de Évora assinou o protocolo e fez-se representar pela Reitora da Universidade. Pelo Instituto Ciências da Terra participaram os investigadores Rui Salgado e Nuno Ribeiro.

Durante esta importante iniciativa teve lugar, na presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, a assinatura de um Protocolo de Entendimento entre 50 Entidades do meio Científico-Académico, Organizações de Agricultores e de Produtores Florestais e os principais Organismos da Administração Central do Estado, num claro sinal de união e concertação de esforços em torno de uma temática tão relevante para o nosso país como são as Alterações Climáticas.

Ao subscreverem este Protocolo, as Entidades manifestam o seu interesse e empenho para participar no projecto “Ação Climática- Avaliação, Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas no Sector Agroflorestal”, cuja implementação será efectuada recorrendo ao financiamento que se julgue oportuno e mais vantajoso, nomeadamente através dos fundos disponibilizados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo programa Portugal 2030.

Tendo em conta a relevância desta iniciativa, disponibilizamos a gravação desta conferência que, recordamos, foi acompanhada remotamente por cerca de 600 participantes, bem como as duas apresentações efetuadas pelo Professor Ricardo Trigo (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e pelo Professor João Santos (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro -UTAD).

Vídeo da Conferência “Alterações Climáticas: que desafios para o sector Agroflorestal nos próximos anos? (Ver aqui)