Novo estudo sobre o impacto da albufeira do Alqueva no clima regional

Os investigadores do ICT, Maksim Iakunim(*), Edgar Abreu, Sara Pereira, Paulo Canhoto e Rui Salgado publicaram um novo estudo sobre o impacto da albufeira do Alqueva no clima regional. Os resultados baseiam-se em resultados da simulação do clima da região, com e sem Alqueva, com um modelo de previsão do tempo de alta resolução aplicado a um ano meteorológico típico. No estudo analisam-se os impactos do Grande Lago na temperatura e humidade do ar, na nevoeiro e nos ventos locais. De acordo com o estudo os valores mais elevados dos impactos positivos e negativos na temperatura do ar são os seguintes:

 

 
 

Os resultados foram publicados no International Journal of Climatology, e estão acessíveis em:
Iakunin, M., Abreu, E. F. M., Canhoto, P., Pereira, S., & Salgado, R. (2021). Impact of a large artificial lake on regional climate: A typical meteorological year Meso-NH simulation results. International Journal of Climatology, 1– 22. https://doi.org/10.1002/joc.7299
(*) Actualmente, o Maksim Iakunin, continuando a ser colaborador do ICT, é investigador do Institute of Bio- and Geosciences (IBG-3) do Research Centre Jülich (FZJ) em Jülich, na Alemanha.