Expedição geológica na região de Évora

Entre os dias 11 e 13 de junho um grupo de 24 professores de Biologia e Geologia participou numa expedição geológica entre Montemor-o-Novo e Évora.

A expedição, conduzida cientificamente pelos membros do Departamento de Geociências da Universidade de Évora, Alexandre Araújo, Jorge Pedro, Miguel Maia e Pedro Nogueira, contou com o apoio do ICT e do Departamento de Geociências da Universidade de Évora.

Sob o lema “Magmas e Minérios” esta atividade iniciou-se com uma palestra do Prof. Rui Dias no Colégio Luís António Verney na qual os participantes puderam aprofundar os seus conhecimentos sobre a história geológica do território Ibérico.

Nos dia seguinte os participantes realizaram uma expedição que visitou locais-chave que permitem compreender a história e evolução das rochas magmáticas desta região peninsular. A expedição começou na região de Cabrela (Montemor-o-Novo), passou pelo povoamento de Safira e pela ribeira de Almansor, acabando no sitio geológico do Alto de São Bento (Évora).

No segundo dia a expedição visitou algum do património e riqueza mineira desta região alentejana, visitando as antigas minas de ferro de Vale da Arca e Monges.

A terminar, os participantes puderam experienciar como é o trabalho de garimpo de ouro na ribeira das Alcáçovas.