Germilly Barreto, investigador do ICT distinguido pelo Eurotherm Young Scientist Prize and Awards

O Investigador Germilly Reki Morais Barreto, natural de Cabo Verde, que completou o seu Doutoramento em Engenharia Mecatrónica e Energia na Universidade de Évora em Março de 2020 com a tese intitulada “Modelling and optimisation of porous volumetric receivers in point-focus solar concentration systems”, foi um dos vencedores da EUROTHERM YOUNG SCIENTIST PRIZE AND AWARDS de 2020.

Este prémio vem reforçar o reconhecimento do nível científico do trabalho desenvolvido pelo investigador Germilly Barreto e os seus orientadores, os professores Paulo Canhoto e Manuel Collares-Pereira na área de transferência de calor e energia, assim como reconhecer o trabalho científico feito nesta área pela Universidade de Évora, ICT – Instituto de Ciências da Terra e também pela CER-Cátedra de Energias Renováveis.

A tese de doutoramento de Germilly Barreto foi desenvolvida no ICT com a orientação dos professores Paulo Canhoto e Manuel Collares-Pereira e foi apoiada pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia através de uma bolsa de doutoramento (painel de Engenharia Mecânica) e pela Fundação Millennium BCP. O trabalho consistiu na modelação e otimização de recetores solares volúmicos constituídos por esponjas cerâmicas SiC em sistemas de concentração de foco pontual, incluindo o desenvolvimento e aplicação de modelos tridimensionais de absorção de radiação solar, escoamento de fluido e de transferência de calor no recetor, assim como a determinação experimental das propriedades radiativas do meio poroso (https://www.icterra.pt/index.php/2020/03/30/2033/).

Os prémios são atribuídos pelo comité da EUROTHERM de quatro em quarto anos, e consistem num prémio EUROTHERM e dois EUROTHERM Awards para Jovens Cientistas que tenham terminado o Doutoramento na área da Transferência de Calor e ciências térmicas (http://www.eurothermcommittee.eu/prizes.php). Os prémios são apresentados na conferência European Thermal Sciences, sendo a próxima apresentação na 8º conferência, Lisboa, Portugal, 20 a 23 de setembro de 2021 (http://www.eurotherm2020.pt/). O processo de seleção é divido em duas fases: a primeira fase consiste em cada país da EUROTHERM selecionar e submeter duas nomeações, que são  trabalhos de doutoramento de excelência na área científica em que os prémios são atribuídos, ao comité do prémio EUROTHERM; na segunda fase o comité EUROTHERM seleciona os vencedores do prémio para jovem cientista e dos dois Awards. O investigador Germilly Barreto foi selecionado para receber um dos dois prémios EUROTHERM Awards, sendo esta a primeira vez que um destes prémios é atribuído a uma Tese de Doutoramento desenvolvida numa Universidade Portuguesa.

A avaliação dos candidatos é focada principalmente no trabalho da Tese de Doutoramento, incluindo o nível cientifico, a originalidade, a importância dos resultados para as ciências térmicas e transferência de calor e a adequação da modelação numérica e os métodos experimentais utilizados (http://www.eurothermcommittee.eu/CALL2020.pdf).