ICT participa na Conferência Internacional sobre Gestão e Reabilitação de Áreas Contaminadas – CIGRAC 2020

No passado dia 12 de Maio foi apresentado, na Conferência Internacional sobre Gestão e Reabilitação de Áreas Contaminadas (CIGRAC 2020⁺¹), organizada pela primeira vez em Portugal, numa organização conjunta da AECSAS – Associação Técnica para o Estudo de Contaminação de Solo e Água Subterrânea, do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil e do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da Ordem dos Engenheiros (OE), um trabalho com o titulo “Comportamento de Metais Potencialmente Tóxicos numa Planície Aluvionar: Proposta para Instalação de uma Barreira Reactiva Permeável” pela investigadora do grupo 5 do ICT Ana Catarina Pinho. O trabalho conta também com a colaboração da investigadora Rita Fonseca e dos investigadores Júlio Carneiro e António Araújo.

O trabalho apresentado faz parte do estudo desenvolvido durante o doutoramento da investigadora Ana Catarina Pinho onde se realizou a caracterização geoquímica de uma área industrial Brasileira contaminada em metais potencialmente tóxicos. Neste trabalho pretendeu-se avaliar não só a quantidade de metais potencialmente tóxicos presentes, mas sobretudo a forma geoquímica em que se apresentam. Esta avaliação vai permitir avaliar a biodisponibilidade destes elementos no meio e a viabilidade de aplicação de diferentes técnicas de remediação na área.

 

Do conjunto de técnicas apresentadas os investigadores destacam a implementação de uma zona piloto com uma barreira reactiva permeável com diferentes tipos de enchimentos de materiais reactivos de forma a identificar qual ou quais os materiais mais indicados para o tratamento dos metais potencialmente tóxicos presentes na área de estudo.

 

Podes encontrar mais informações sobre a CIGRAC 2020⁺¹ aqui: http://www.cigrac2020.pt/