Projeto InCarbon em Escolas de Ensino Secundário

Nos passados dias 18, 20 e 25 de Maio foram realizados Webinars em cinco escolas de ensino secundário, com alunos de 10º e 11º ano, de diferentes distritos Portugueses (Aveiro, Setúbal, Coimbra, Leiria e Portalegre).

Os Webinars foram realizados no âmbito da estratégia de divulgação do projecto InCarbon, coordenado pelo professor Júlio Carneiro (investigador do ICT), nos quais participaram, para além do próprio, mais dois investigadores do ICT (Ana Catarina Pinho e Jorge Pedro) e uma investigadora do centro de investigação Hercules (Patrícia Moita), todos membros do projecto InCarbon.

Esta ação de divulgação teve como principal objetivo incluir o público jovem na temática da Captura e Armazenamento Geológico de CO2, que é o principal objeto de estudo do InCarbon. Para tal foram realizados webinars onde os investigadores apresentaram a tecnologia, os principais procedimentos necessários para a sua aplicação, o trabalho desenvolvido até então e as principais metas que se pretendem atingir com este estudo. As metas passam pela identificação e caracterização de rochas básicas e ultrabásicas, recolhidas na região de Sines (gabros de Sines) quanto à sua capacidade e viabilidade de utilização para armazenamento geológico de CO2 em Portugal capturado em fostes de emissões estacionárias como são exemplo a refinaria de Sines, a fábrica de cimento do Outão, a Repsol Polímeros Sines e a fábrica da Navigator em Setúbal.

De forma a avaliar a aquisição de conhecimento por parte dos jovens estudantes relativamente a esta temática, os alunos foram alvo de um inquérito anterior ao webinar e um novo inquérito após a palestra, constituídos por perguntas de conhecimento geral sobre alterações climáticas e emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera. Estes inquéritos vão agora ser analisados pelos investigadores do projeto InCarbon por forma a construírem uma análise científica que reflita o conhecimento deste público anterior e posteriormente ao webinar apresentado.