2 de junho, 10:00h Webinar: Open Innovation as an opportunity for the energy-water nexus

A dois dias do webinar Open Innovation as an opportunity for the energy-water nexus falamos com Maria Helena Novais, investigadora da Cátedra Energias Renováveis e do ICT, Universidade de Évora, parceira no projeto EERES4WATER:

ICT – No momento que atravessamos, fala-se muito dos desafios existentes na gestão da água e na sua otimização. Este é um dos principais objetivos do EERESWATER?

Maria Helena Novais – O EERES4WATER é um projeto com o objetivo global de otimizar a gestão do ciclo da água na região atlântica (Espanha, Portugal, Irlanda, França e Reino Unido).

Este projeto, para além de otimizar a gestão de energia em todo o ciclo da água, com recurso a energias renováveis,  pretende implementar inovações tecnológicas e articular políticas comuns − aos níveis institucional, técnico e social − para aumentar a eficiência energética e a utilização de fontes renováveis ​​nos processos e recursos relacionados com o ciclo integrado da água, através do envolvimento da administração pública, universidades, centros de investigação, PME e associações empresariais das regiões participantes e mais além.

Queremos transformar este desafio numa oportunidade! Posicionar a região do Atlântico na vanguarda da sustentabilidade no nexo água-energia – quer em termos de eficiência de recursos, quer em capacidade de produção de energia limpa.

ICT – Qual o papel da Universidade de Évora e da Cátedra Energias Renováveis no EERES4WATER?

Maria Helena Novais – A Universidade de Évora – Cátedra Energias Renováveis (CER-UÉ) está a coordenar as atividades relacionadas com o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis para sistemas de gestão de água. A CER-UÉ está a instalar e ensaiar um piloto de tratamento de água com energia solar e uma instalação piloto de bombagem fotovoltaica de alta potência. A eficiência do piloto de tratamento de água para remoção de contaminantes emergentes, especialmente fármacos, está a ser avaliada, assim como o risco ambiental e para a saúde humana dos efluentes tratados, em colaboração com o Laboratório da Água e colegas do Departamento de Química e de Ciências Médicas e da Saúde da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Beja.

ICT – O que esperam alcançar com este projeto? Que impacto poderá ter na comunidade e no futuro da investigação e das energias renováveis?

Maria Helena NovaisA Universidade de Évora está a desenvolver um fotoreactor com utilização direta da radiação solar num processo de oxidação avançada, que funcionará 100% com recurso à energia solar, incluindo os sistemas auxiliares, alimentados por energia fotovoltaica. Este reactor pretende assim degradar compostos emergentes, como fármacos, uma vez que estes não são completamente degradados na grande maioria das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), passando diretamente para os cursos de água. Deste modo, posteriormente, esta tecnologia poderá ser integrada numa ETAR, contribuindo para uma redução da concentração destes compostos em águas doces superficiais.

Outro grande impacto prende-se com as necessidades de bombagem de água na nossa sociedade, por exemplo para a rede de abastecimento de água potável ou para irrigação agrícola.

A bombagem utiliza normalmente grandes quantidades de energia, muitas vezes de combustíveis fósseis e com emissões de CO2 associadas. A CER-UÉ está a desenvolver a tecnologia de bombagem fotovoltaica, com emissões zero, e reduzindo substancialmente os custos energéticos da bombagem.

Todos estes saltos tecnológicos permitem reduzir o impacto ambiental dos processos do ciclo da água, aumentando a incorporação de energia renovável e a eficiência energética.

Para mais informação:

Email: info@corporaciontecnologica.com

Visite o website do projeto www.eeres4water.eu

Links para o evento:

Inscrição em: www.eeres4water.eu/events/webinar-open-innovation   

Twitter post: https://twitter.com/EERES4WATER/status/1390188105077084161

LinkedIn post: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6795955894266970112

Facebook event: https://www.facebook.com/events/929362011209285?ref=newsfeed

EERES4WATER organises a virtual event at #EUGreenWeek!

O EERES4WATER é coordenado pela Corporação Tecnológica da Andaluzia (CTA) e conta com um orçamento global de 3,1 milhões de euros, co-financiado pela União Europeia através do Programa Interreg Espaço Atlântico e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Conta com a participação da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora e ainda organizações de 5 países europeus, Espanha, Portugal, Irlanda, França e Reino Unido.

O consórcio do projeto inclui 11 organizações, sendo que de Espanha participam Corporação Tecnológica da Andaluzia (CTA), Universidade de Sevilha (US), Plataforma Solar de Almería (PSA) pertencente ao Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas (CIEMAT), Instituto Tecnológico das Canárias (ITC) e Brinergy Tech. A Irlanda tem dois representantes: University College Cork (UCC) – MaREI e Resolute Marine (RML), assim como Portugal, que conta com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior (ENERAREA) e Universidade de Évora – Cátedra Energias Renováveis (CER-UÉ). O parceiro do Reino Unido é a Universidade de Cardiff e de França é a Campus E.S.P.R.I.T. Industries (GIP-Redon).